Audi lança o Q4, primeiro SUV 100% elétrico da marca.

Chegou a vez da Audi marcar presença no mercado de SUVs 100% elétricos com o Audi Q4 e-tron e o Audi Q4 Sportback e-tron. Esse lançamento mostra, mais uma vez, que esses carros já deixaram de ser tendência e têm, cada vez mais, se tornado realidade.

Os lançamentos da marca alemã apostam em amplo espaço interno, tecnologias inéditas para o motorista e alta eficiência energética. Dependendo da versão, a autonomia pode chegar até 520 km.

O design dos carros é uma aposta da marca para inovar, mostrando linhas muito elegantes e modernas.

O Q4 e-tron mede 4,59 metros de comprimento, 1,86 metros de largura e 1,61 metros de altura, com uma distância entre-eixos de 2,76 metros. É um estilo que se caracteriza pelos balanços dianteiro/traseiro curtos, rodas de 19 a 21 polegadas e carroceria com aspecto mais robusto.

Já no Audi Q4 Sportback e-tron, o destaque fica por conta da linha do teto especialmente baixa em estilo coupé que termina em uma traseira onde o spoiler é fixado na parte inferior do vidro traseiro.

Um ponto de muito destaque é a aerodinâmica, onde o Q4 e-tron SUV atinge um coeficiente de arrasto de 0,28 e o Sportback chega a um número ainda mais baixo, de apenas 0,26.

Os faróis dos Q4 e-tron e Q4 Sportback e-tron são equipados com LED de série, e possuem o LED Matrix como opcional.

Os SUVs possuem luzes de condução diurna (DRL) que são uma novidade no mercado e representam o próximo estágio de evolução da tecnologia. Pelo sistema MMI touch, o motorista pode selecionar até quatro assinaturas diferentes. Cada uma delas possui um tema próprio e oferece uma expressão individual.

Falando do interior dos carros, há muito espaço e design para o motorista e passageiros, que é comparável a um SUV de grande porte, uma vez que não há túnel central. Dependendo da posição dos encostos traseiros, o volume vai de 520 a 1.490 litros no Q4 e-tron e 535 a 1.460 litros na versão Sportback.

A sensação espaçosa não é simplesmente restrita aos bancos dianteiros com o bom espaço para as pernas, os passageiros no banco de trás também se beneficiam da vantagem da plataforma tecnológica que é projetada somente para modelos elétricos.

Há, também, painéis sensíveis ao toque no lugar de botões físicos, uma tela multimídia de 11,1″, um conjunto de mostradores totalmente digital de série e um head-up display de realidade aumentada opcional, uma das principais novidades, uma experiência completa para quem conduz os SUVs.

Falando em motorização, o Q4 tem disponível três níveis de potência: o modelo de entrada com um motor elétrico de 125 kW (170 cv) de potência, o modelo intermediário com 150 kW (204 PS), ambos com e 31,6 kgfm de torque, além de uma versão superior com 220 kW (299 cv) e 47 kgfm, sendo as duas primeiras com tração traseira e a última com tração integral quattro.

A versão mais potente pode acelerar de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos e alcançar a velocidade máxima de 180 km/h.

Já em relação à autonomia do carro, pode chegar até 520 km com uma única carga da bateria dependendo da versão do Q4 e-tron. Nas versões com a bateria de capacidade máxima de carga de 125 kW, em condições ideais é possível carregar eletricidade suficiente para cerca de 130 km em 10 minutos.

Vale lembrar que a bateria de alta voltagem do Audi Q4 e-tron e Q4 Sportback e-tron está localizada entre os eixos, o que garante um baixo centro de gravidade e uma distribuição de peso equilibrada. Os sistemas de controle para a tração e suspensão trabalham juntos.

Os SUVs terão versões com dois tamanhos de baterias e três opções de motorização. O Q4 35 e-tron tem uma bateria menor com capacidade bruta de armazenamento de energia de 55 kWh, que carrega até 7,4 kW em corrente alternada (AC) e até 100 kW em corrente direta (DC).

Os Q4 40 e-tron e Q4 50 e-tron quattro terão uma bateria maior com capacidade bruta de 82 kWh, que permite recarga de até 11 kW em corrente alternada e até 125 kW em corrente direta.

Esses SUVs carregam muita tecnologia e com certeza surpreenderão a todos.

Por |2021-05-27T11:19:58-03:0027/05/2021|Categorias: Carros de luxo|

Deixe um comentário