Australian Open 2022 abre calendário do Grand Slam e tem finais repletas de emoção.

Os primeiros ouros de 2022 de um Grand Slam de tênis foram muito bem disputados e contaram com muito talento de grandes nomes do esporte.

No masculino, Rafael Nadal provou que continua sendo um dos maiores da história do tênis. Com uma virada maiúscula sobre Daniil Medvedev, em 5h24 de jogo e parciais de 2/6, (5)6/7, 6/4, 6/4 e 7/5, o espanhol sagrou-se bicampeão do Australian Open e se tornou o maior vencedor de Grand Slams no masculino, somando 21 troféus de Majors.

A final, disputada em 30 de janeiro deste ano, foi surpreendente, antes mesmo de seu início. Nadal quase não jogou no segundo semestre de 2021 e em setembro apareceu de muletas após mais um tratamento para uma lesão crônica no pé esquerdo. Pensou em se aposentar. Voltou, mas positivou para Covid em dezembro. Voltou de novo e teve uma das maiores atuações da carreira.

Durante a partida, Medvedev saiu ganhando, mas Nadal virou. Houve uma invasão de quadra no sétimo game quando um torcedor caiu de forma estranha das arquibancadas carregando uma faixa pedindo a liberação de refugiados detidos na Austrália. Seguranças protegeram os atletas e retiraram o torcedor.

Os games foram disputados ponto a ponto, e depois da retomada da partida após a invasão, o equilíbrio foi ainda maior.

Nas últimas jogadas dessa final de gigantes, Nadal desperdiçou o primeiro break point com uma paralela para fora, e o segundo ao devolver para fora outro grande saque de Medvedev. Mas uma bola fora do russo selou a quebra. Nadal sacou novamente para o jogo e desta vez não perdoou.

Consagrou-se o campeão deste ano do Australian Open.

No feminino, a número 1 do mundo, Ashleigh Barty, fez a festa da torcida ao conquistar pela primeira vez o Australian Open e quebrar um jejum de 44 anos sem títulos da casa no tênis feminino.

Barty derrotou a americana Daniele Collins, 30ª colocada, por 6/3 7/6 (7/2) após 1h27min de duração.

A quadra Rod Laver estava lotada para acompanhar a australiana e teve 80% da sua capacidade de público.

A campeã venceu o torneio sem perder sets e, na final, Barty chegou a sofrer duas quebras e estava com 5 a 1 contra. Conseguiu devolver as duas quebras e levou para o tie-break. Sacando melhor e com o apoio da torcida foi impossível tirar o título da australiana. Uma campanha irreparável.

A campeã, junto de Serena Williams, são as únicas jogadoras em atividade que conquistaram Grand Slams em três pisos diferentes.

Assim foram os primeiros ouros do ano em um aberto de tênis. Muitos torneios vêm por aí, lembrando que o próximo aberto de tênis é o French Open, de 22 de maio a 6 de junho.

E aí, para quem vai sua torcida no feminino e no masculino?

Por |2022-03-10T13:49:41-03:0010/03/2022|Categorias: Esportes|

Deixe um comentário