Carros autônomos: entenda o funcionamento e seu crescimento

Os carros autônomos estão crescendo cada vez mais no mercado automobilístico e sendo vistos como uma das tendências para o setor em um futuro bem próximo. Para Elon Musk, presidente da Tesla, “ será raro um carro fabricado daqui a 10 anos que não seja autônomo”.

Existem empresas como Google e Uber que estão realizando testes com carros autônomos e algumas montadoras já estão fabricando esses carros. Além disso, grandes eventos como o Salão do Automóvel estão abrindo espaço para essa nova categoria de carros, pois sabem de todo o seu potencial.

Neste artigo, vamos trazer para você um apanhado geral sobre os carros autônomos para mostrar como eles funcionam, o que as montadoras e empresas estão fazendo e onde está sendo notícia.

Confira!

Como funciona o carro autônomo?

O surgimento dos carros autônomos aconteceu por diversos fatores e um dos principais é a segurança. Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, os acidentes de trânsito matam 1,25 milhões de pessoas por ano em todo o mundo.

Isso motivou muitas empresas a se dedicarem aos carros autônomos por conta de sua inteligência para reconhecer obstáculos com mais precisão e agilidade e analisar com mais rapidez situações perigosas.

O carro autônomo tem a capacidade de realizar tudo o que nós somos capazes de fazer, mas com menos probabilidade de falhas devido a influência dos computadores, sensores e o cruzamento de dados.

Isso é possível graças à tecnologia que está por trás desses carros e que é baseada em três passos, detectar o que está à frente, interpretar os dados vindos de sensores, câmeras e radares para entender a situação e tomar a melhor decisão.

Montadoras

Sabendo desses benefícios e do potencial dos carros autônomos para a mobilidade, muitas montadoras já estão se aventurando nesse mercado para desenvolver seus projetos e lançar seus modelos.

E como ainda não existe uma montadora específica para essa categoria, muitas delas são as tradicionais que você já conhece como Audi, Ford, Volvo, Toyota, Mercedes Benz, Hyundai, General Motors, etc.

Exemplos de carros autônomos

Enquanto as montadoras estão nos projetos, algumas empresas de tecnologia como Google, Apple, Uber e Tesla já estão desenvolvendo e testando seus carros autônomos.

Google

O Google está há alguns anos desenvolvendo seus carros autônomos e inclusive já está com alguns rodando pelas ruas em trajetos menores e até se envolvendo em alguns acidentes. Seu objetivo é lançar serviço de transporte com carros autônomos.

Uber

A Uber também investiu forte nos carros autônomos e quer começar a lançar seus carros nas ruas. Em um de seus testes, o carro se envolveu em um acidente fatal com um pedestre em março de 2018. Mas mesmo assim, a empresa retomou os testes nas ruas e decidiu que vai lançar seus modelos nas ruas.

Novidades no Mercado

Um dos modelos de carro autônomo que tem sido destaque é o lançamento da Audi o A8.

O A8, é o primeiro veículo de produção da Audi que atinge o nível 3 na escala “automação de condução condicional”. O modelo possui um ótimo sistema de condução autônoma e consegue dirigir sozinho em velocidades de até 60 km/h. Ele utiliza scanners a laser, câmeras de vídeo, radares e sensores ultrassônicos para construir uma imagem detalhada de seus arredores que lhe permite navegar através do tráfego. Além do recurso de estacionamento automático por controle remoto em que o motorista fica vendo o carro estacionar sozinho.

Como você pôde perceber, os carros autônomos são uma realidade e chegaram para ficar e se estabelecer no mercado. Agora o desafio fica por conta das montadoras e empresas para criarem modelos cada vez mais modernos e dos motoristas de se adaptarem a esse novo cenário.

Carros de luxo - Showroom André Veículos

Por |2018-11-22T12:05:25-03:0022/11/2018|Categorias: Tecnologia e Inovação|Tags: , , |

Deixe um comentário