Novo conceito de motorização: carros com energia limpa

Com os altos níveis de poluição, principalmente, nas grandes cidades, as mudanças climáticas, o aumento da temperatura do planeta e o crescimento populacional, a sociedade tem demandado soluções mais sustentáveis e inovadoras.

As soluções que as montadoras têm buscado são os carros com energia limpa que estão cada vez mais conhecidos e requisitados. Isso porque eles são menos poluentes ao meio ambiente e não perderam desempenho e luxo.

Neste artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre as tecnologias que estão por trás desses carros e conferir alguns modelos que já existem.

Acompanhe!

Tecnologias de energia limpa

A dependência do petróleo e outros combustíveis fósseis ainda é muito grande. Mas muitas alternativas sustentáveis surgiram para melhorar esse cenário.

São muitas tecnologias que já estão disponíveis e ainda tem muito mais em pesquisa e desenvolvimento. Aqui destacamos algumas que você já pode encontrar em um carro.

Motores Elétricos a Bateria

Aqui nessa categoria se encaixam os famosos carros elétricos que possuem baterias de íon de lítio que impulsionam motores elétricos, e que quando carregadas em estações próprias.

A princípio os veículos foram criados de forma híbrida, possuindo um motor elétrico e outro a combustão. No entanto, os investimentos tem sido direcionados para que os veículos sejam 100% elétricos e não dependam mais do auxílio do motor a combustão.

A maior autonomia de um carro elétrico disponível hoje é da montadora Tesla. Suas baterias são mais eficientes do que as de outros modelos elétricos e seus carros são projetados do zero para serem elétricos, o que permite que a bateria ocupe um espaço maior. A maior autonomia disponível é da versão 100D do Model S que teve sua autonomia ampliada de 542 km para 564 km.

Mas a tendência é de que isso aumente, pois com o avanço tecnológico das baterias os modelos mais modernos e recentes de carros que terão cada vez mais sua autonomia ampliada.

Energia Solar

Outra tecnologia é a de energia solar que já é utilizada em muitas residências e empresas e que agora começa a aparecer nos carros.

O conceito consiste no veículo elétrico ter suas baterias carregadas enquanto está sendo dirigido e esse sistema de recarga vem do aproveitamento do sol. É um sistema de carregamento único que foi batizado de viSono e utiliza células solares embutidas na lataria para alimentar a bateria através do sol.

Até 2020, a Alemanha pretende fabricar um milhão de carros elétricos. Sua produção será iniciada no segundo semestre de 2019 na Alemanha e seu valor de venda está previsto para cerca de US$ 18.540, pois a uma preocupação de que além da sustentabilidade, esse veículo também seja acessível o que não faz parte da realidade da maioria dos carros elétricos fabricados hoje em dia.

Hidrogênio

O hidrogênio é outro recurso que já está sendo utilizado em carros para testar o seu funcionamento e potência. No Japão, por exemplo, essa nova tecnologia nos carros já é uma realidade.

Em outros países, as montadoras já estão com seus protótipos, mas ainda enfrentam dificuldades para produzir em larga escala por conta do alto valor de produção.

Carros com energia limpa

Agora vamos destacar alguns modelos de carros com energia limpa que serão novidades no mercado.

Porsche Taycan conceito Mission E

Porsche Taycan Mission e

Fonte: https://www.porsche.com/microsite/mission-e/international.aspx#/charging

Será o primeiro Porsche totalmente elétrico montado em cima de uma plataforma elétrica de 800 volts com 600 cv e autonomia de 500 km. A aceleração será de 0 a 100km em 3,5 segundos.

Ele poderá ser conectado às estações de carregamento rápido e sua produção será livre da emissão de carbonos. Mais uma preocupação da montadora com a sustentabilidade.

A Porsche já anunciou que utilizará a plataforma do Taycan, que será a versão superesportiva elétrica, para lançar o Mission E Cross Turismo.

O conceito Mission E faz parte do projeto da Porsche de investir em torno de 6 bilhões de euros em eletro-mobilidade até 2022.

Audi A5 G-Tron

Audi A5 G-Tron

Fonte: https://www.audi-mediacenter.com/en/audi-a5-sportback-g-tron-6665

O A5 movido a gás natural é novidade até para os alemães. O modelo a GNV (gás natural veicular) da Audi possui o conhecido motor 2.0 TFSI a gasolina com ajustes para GNV. Ele possui dois tanques, um para gasolina e outro para o gás. O destaque para esse modelo na Europa é a autonomia, pois ele consegue rodar até 500km com o GNV e mais 450km com o tanque de gasolina, o que dá uma autonomia total de 950km.

E você, o que achou dos carros com energia limpa? Acredita nesse modelo sustentável para a indústria automobilística?

Deixe seus comentários abaixo para que possamos conversar mais e aproveite para assinar nossa newsletter e ficar por dentro das novidades do mercado de carros de luxo.

Por |2019-03-26T12:24:31-03:0026/03/2019|Categorias: Tecnologia e Inovação|Tags: |

Deixe um comentário