Carros que ‘andam sozinhos’ devem ser liberados no Reino Unido em 2022.

Antigamente, quando se falava nos anos a partir de 2020, muitas pessoas acreditavam que o mundo futurista teria robôs que limpam a casa e carros voadores. De certa forma, não erraram! Os robôs que limpam a casa já são realidade, e os carros ainda não saem do chão, mas com certeza já são capazes de ‘voar’ nas pistas e a partir do ano que vem, em Londres, eles poderão andar sozinhos. É isso mesmo, já pensou andar pelas ruas da cidade sem precisar dirigir o automóvel?

O governo britânico afirmou que os carros autônomos ou controlados parcialmente por computadores estarão autorizados a rodar no Reino Unido até o fim de 2021. Isso significa que o país vai permitir que os veículos equipados com sistemas de assistência de direção que controlam aceleração, manutenção de posição na faixa e freio poderão rodar de forma parcialmente autônoma em velocidade máxima de até 60 km/h nas rodovias.

Claro que essa permissão conta com essas regras e outras, também. Será permitido que, a partir de determinado ponto sinalizado em uma estrada ou via, o motorista possa tirar as mãos do volante ou até mesmo desviar sua atenção na estrada, permitindo que o sistema controle o carro.

Outra regra que entrará em vigor é que, para garantir maior segurança, a lei obrigará que esses carros emitam um sinal caso seja necessário que o ser humano entre no controle da direção e, caso em 10 segundos a direção não seja assumida, o sistema irá reduzir a velocidade e acender as luzes de emergência.

Apesar de não se tratar de uma autonomia completa e necessitar da participação de uma pessoa para garantir a condução do automóvel, já é um passo enorme na modernização dos veículos. A norma considera essa autonomia nível 3, na qual a direção é dividida entre computadores e seres humanos.

A iniciativa visa não só atingir níveis mais elevados de tecnologia, mas também minimizar os acidentes de trânsito e os congestionamentos. Segundo estudos, 85% dos acidentes no país ocorrem por conta de erros humanos, que seriam anulados com o uso do computador como motorista.

O Reino Unido servirá de laboratório para esse primeiro passo.

Não são todos os dados que favorecem este método de condução de veículos. Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia em 2019 apontou que os carros autônomos na realidade podem piorar o trânsito nas grandes cidades. Além disso, já foram registrados acidentes envolvendo carros conduzidos por computadores em teste.

Mas como tudo, o tempo vai aprimorando as normas, tecnologias e permissões. Esse momento marca o início de uma fase que deve levar alguns bons anos para ser concluída até podermos ver carros que dirigem sozinhos de fato.

Por |2021-05-20T15:11:56-03:0020/05/2021|Categorias: Tecnologia e Inovação|

Deixe um comentário