Curiosidades sobre o GP do Brasil e o memorável final de semana da F1 em Interlagos.

Neste final de semana aconteceu o tão aguardado Grande Prêmio do Brasil no autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Esse GP, que acontece desde 1973, carrega consigo tantos momentos inesquecíveis e histórias incríveis que os apaixonados por automobilismo jamais esquecerão.

Separamos algumas curiosidades sobre as corridas de Interlagos para relembrar esses acontecimentos.

  • Maior vencedor

O maior vencedor do GP do Brasil é o francês Alain Prost, o único que conseguiu vencer a corrida 6 vezes, sendo 2 delas consecutivas! Michael Schumacher vem logo atrás com 4 vitórias.

  • Primeiro brasileiro vencedor

O primeiro brasileiro que venceu o Grande Prêmio do Brasil foi Emerson Fittipaldi, com a Lotus, ganhando, inclusive, a primeira corrida oficial no ano de 1973. Ele foi campeão com 9 pontos, conquistados em 40 voltas e, por incrível que pareça, ele ainda foi campeão no ano seguinte, com 9 pontos, conquistados em 32 voltas.

  • A pista

A pista de Interlagos diminuiu com o decorrer dos anos. Em 1940 contava com 7.960 metros, já em 2.000, a extensão foi cortada quase pela metade e apresentava 4.309 metros.

  • GP no Rio de Janeiro

Nos anos de 1978, 1981 a 1989, a segunda etapa da temporada daquele mesmo ano, as corridas aconteceram no Autódromo de Jacarepaguá. O primeiro piloto a vencer o GP do Brasil de Fórmula 1 no Rio de Janeiro foi o argentino Carlos Reutemann, com 63 voltas em 1 hora, 37 minutos, e 04 segundos.

  • Tradição em Interlagos

Inaugurado em 12 de maio de 1940, o Autódromo José Carlos Pace, conhecido como Autódromo de Interlagos, é um dos mais tradicionais da competição, somando 81 anos de existência.

  • Dobradinha brasileira

A primeira dobradinha brasileira no pódio do GP do Brasil foi em 26 de janeiro de 1975. Neste dia, José Carlos Pace venceu a competição em primeiro lugar, seguido do, também brasileiro, Emerson Fittipaldi.

  • Brasileiros campeões do GP do Brasil

Somente 4 brasileiros subiram no pódio em primeiro lugar no GP do Brasil até hoje. Entre eles estão: Emerson Fittipaldi, José Carlos Pace, Ayrton Senna e Felipe Massa.

  • Melhor volta em Interlagos

A melhor volta já feita no circuito foi realizada pelo piloto Valtteri Bottas, com a Mercedes, em 2018 e durou 1 minuto, 10 segundos e 540 milésimos.

  • Maior público de Interlagos

O maior público de Interlagos aconteceu na temporada de 2010, com mais de 155 mil torcedores marcando presença nos 3 dias de evento. O ganhador dessa corrida foi o alemão Sebastian Vettel, com 71 voltas em 1 hora, 33 minutos e 11 segundos.

  • Primeira vez que Senna ganhou GP do Brasil

Apesar de já ter sua carreira consolidada na F1, com 2 campeonatos mundiais, Senna, após 7 tentativas, ainda não havia ganhado o GP do Brasil.

Em 1990 ele conseguiu o lugar mais alto do pódio mesmo com problemas mecânicos e físicos durante a corrida. Não é à toa que é o maior de todos os tempos, não é mesmo?

GP do Brasil de 2021

No último dia 14 de novembro aconteceu o GP do Brasil em Interlagos e contrariando todas as probabilidades, o vencedor da corrida com muita excelência foi ninguém menos que Lewis Hamilton, com a Mercedes.

O inglês perdeu cinco posições pela troca no motor e largou em 10º na corrida. Ele já havia largado em último na corrida sprint e terminou a mesma em 5º. Já na corrida, Hamilton foi capaz de ganhar 7 posições em 5 voltas. Na segunda volta ele já era o sexto e na sequência, deixou as Ferraris para trás e o colega Bottas para ser o terceiro na volta 5.

A briga entre Lewis Hamilton (Mercedes) e Max Verstappen (Red Bull) pela primeira colocação foi de tirar o fôlego.

Na volta 41, o holandês não deixou espaço para o piloto inglês em uma tentativa de ultrapassagem. A manobra, inclusive, foi investigada pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e foi muito reclamada pela Mercedes.

No entanto, na volta 59, não deu para o “Super Max”. O heptacampeão mundial conseguiu a liderança após uma bela ultrapassagem na reta oposta aplaudida pelos brasileiros presentes no autódromo.

Em seguida, pegou a bandeira do Brasil e emocionou Interlagos repetindo o gesto do tricampeão mundial Ayrton Senna, de quem é fã incondicional. O Brasil agradece por essa história escrita em Interlagos! Realmente, os fãs de automobilismo tiveram um final de semana para lá de especial.

Por |2021-11-16T18:02:07-03:0016/11/2021|Categorias: Artigos, Esportes|

Deixe um comentário