A marca italiana anunciou recentemente seu novo modelo híbrido plug-in, o 296 GTB.
O carro entra para a lista dos veículos mais limpos e ecologicamente corretos da Ferrari e chega logo após a SF90 Stradale, o primeiro híbrido de produção em série da montadora.
O novo superesportivo de Maranello carrega no nome o volume do motor em cilindradas (2,9 litros) e o número de cilindros (6), com a sigla GTB representando Gran Turismo Berlinetta.
As grandes novidades do 296 GTB são o motor 3.0 (2.992cm3), que aparece pela primeira vez em um carro de rua da Ferrari desde sua antecessora espiritual, Dino, e o motor elétrico MGU-K que faz com que o V6 biturbo de 663 cv, eleve sua potência para 830 cv e torque de 74 kgfm.
Falando em potência, o superesportivo é capaz de fazer de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos e ir de 0 a 200 km/h em 7,3 segundos. A velocidade máxima ultrapassa os 330 km/h.
Com câmbio automático de dupla embreagem e 8 marchas, o modelo estabeleceu um novo recorde de potência específica para um carro de produção, com 221cv/l.
O design do 296 GTB
No quesito visual, uma Ferrari é sempre uma Ferrari! Com conceito moderno, o 296 GTB segue a evolução de estilo de Maranello, com elementos vistos em modelos como Roma e a própria SF90 Stradale.
O carro carrega, ainda, uma nítida inspiração e reverência à Dino, além das linhas laterais onduladas, assim como a traseira levemente arrebitada e os coletores de ar sobre o paralamas traseiros, que são uma evolução da 246 GTB.
E as referências não param por aí! Outro elemento retirado do carro dos anos 1960 é o formato do capô e para-brisas traseiro. A tampa do V6 é plana, com uma estreita janelinha atrás do banco. Esse tipo de desenho foi usado até 1999, na F355.
Em relação à pintura, o carro terá uma versão para homenagear os tempos laureados da escuderia italiana em Le Mans na década de 60: uma pintura inspirada na vitória da corrida de longa duração, além do pacote Assetto Fiorano, com fibras de carbono no interior do veículo e um conjunto de pneus Michelin Sport Cup 2 R.
Já na parte interna, pode-se dizer que o acabamento é extremamente sofisticado e conta com um enorme quadro de instrumentos digital que retira de vez o conta-giros analógico, um item imaculado em todo supercarro.
O que todos querem saber é quando poderemos ver essa máquina nas ruas. Ainda não foi divulgado o preço e nem a data de início das vendas do novo superesportivo. Porém, as primeiras entregas da Ferrari 296 GTB, na Europa, estão estimadas para o primeiro trimestre de 2022.
Já estamos contando os dias para apreciar mais essa obra de arte da Ferrari!
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