Gordon Murray Automotive T.50 promete ser o sucessor do McLaren F1.

Será que temos um sucessor para o F1? Ao que tudo indica sim! E o responsável por isso é o Gordon Murray Automotive T.50, ou também conhecido como GMA T.50, revelado como a criação de um dos mais famosos engenheiros automotivos da história.

O carro, que pesa apenas 986 kg, menos do que um hatchback compacto, com um 4.0 V12 aspirado de 663 cv e 47,6 kgfm, de torque.

Mas antes de mostrarmos, em números e outras informações, uma curiosidade sobre o nome deste carro, que aparentemente parece comum, mas carrega consigo o grande peso de ser o número do projeto, o 50º iniciado por Gordon Murray, além do número 50 também coincide com os 50 anos da sua carreira, celebrados no ano do lançamento do carro.

Bom, mas voltando às características do carro, por fora, sua dianteira se assemelha muito ao lendário McLaren F1, outro projeto de Gordon Murray. Ambos possuem um nariz bem baixo e um estilo suave e passagens de ar estreitas nas laterais e um para-choque bem grande e arredondado, servindo quase como uma escotilha de um jato militar, ainda mais combinado com as janelas das portas e painéis transparentes no teto.

Na parte superior, um pequeno scoop que direciona o ar para o V12 e as partes transparentes no painel traseiro das portas asa-de-gaivota mostram apenas um pouco da suspensão do carro.

A parte traseira possui uma turbina de 400 milímetros, que é uma das partes mais fascinantes do T.50. Ela gira a até 7.000 rpm e move um motor elétrico de 48V. Trabalha com as asas traseiras ativas e os difusores para aumentar o downforce em 50% no modo de condução normal e em 100% no modo Braking. O sistema também funciona como uma indução do tipo ram-air para o motor, aumentando a potência em cerca de 50 cv.

Um detalhe que torna essa máquina surpreendentemente leve é que, tanto o chassi quanto a carroceria são feitos de fibra de carbono, sendo assim, feitos de componentes extremamente leves. Além disso, o carro é bem compacto, medindo 4,352 metros de comprimento, sendo um pouco maior do que alguns SUVs compactos.

Em relação à motorização do GMA T.50, é uma unidade feita sob medida pela Cosworth, limitado em 12.100 rotações, pensando 178 kg, segundo a empresa, o V12 mais leve já feito.

O motor trabalha com um câmbio manual de 6 marchas, com uma passagem de marchas bem leve, passando uma sensação de firmeza para o condutor.

Outro detalhe que muito se assemelha do F1 é a cabine. O motorista fica no meio do veículo e os dois outros ocupantes em posições nas diagonais traseiras. O volante possui diversas funções posicionadas em suas laterais, oferecendo muita facilidade e segurança ao condutor.

O carro é altamente personalizável, a Gordon Murray Automotive pode montar os bancos, volante e pedais na posição que o cliente quiser.

Mas, se você sonha em ter um desses, saiba que é uma tarefa difícil. A Gordon Murray Automotive irá produzir apenas 100 unidades do T.50, com valor de £2,36 milhões cada um (aproximadamente R$ 16,5 milhões). A produção e entregas dos veículos tem início este ano.

Por |2022-02-17T14:34:59-03:0017/02/2022|Categorias: Carros de luxo|

Deixe um comentário