Mercedes-Benz inovou e surpreendeu mostrando o conceito do Vision AVTR.

Difícil acreditar que seja real, mas é! A Mercedes-Benz deu um show de inovação, visual, tecnologia e fantasia apresentando o Vision AVTR, cujo conceito foi inspirado pelo aclamado filme Avatar.

Isso mesmo, dessa vez o carro não foi para dentro de um filme e sim um filme foi para dentro do carro!

O filme de James Cameron, que já recebeu muitos prêmios, surpreende pelos efeitos visuais e realismo da criação desde 2009, assim como o Vision AVTR surpreendeu os amantes de automóveis no início de 2020 quando foi apresentado na CES 2020, em Las Vegas.

Esse Mercedes, cuja sigla do nome (AVTR) significa oficialmente “Advanced Vehicle Transformation”, é uma clara homenagem ao título do filme e promete ser um carro com conceito futurista, luxuoso e sustentável.

A sustentabilidade começa na forma dos materiais utilizados na fabricação do carro, como os assentos feitos com a fibra de uma palmeira da Indonésia e o revestimento de garrafas pets recicladas, e vai até a parte tecnológica do carro com o sistema elétrico que não utiliza baterias convencionais de íons de lítio e usa uma tecnologia com células orgânicas de grafeno, completamente reciclável nas baterias.

Ainda sobre as baterias do AVTR, elas têm a capacidade de recarregar de forma muito ágil, de 5 a 10 minutos para 100% da carga, além da autonomia estimada de 700 km com uma bateria de 110 kWh.

E é justamente nessa aceleração que encontramos mais uma referência ao filme Avatar. No longa-metragem, os moradores de Pandora faziam uma ‘simbiose’ com seus dragões para voar e a experiência prometida pela Mercedes tem essa mesma ideia: uma conexão direta com o motorista permitindo a condução do veículo por meio de um joystick localizado no centro do carro que, inclusive, conecta-se ao condutor e imita seus movimentos de respiração, fazendo com que os bancos vibrem conforme a os batimentos cardíacos. Surreal, não é mesmo?

O painel do Vision AVTR é composto por uma tela integrada ao console central que busca imitar a fluidez das árvores, muito presentes no filme referenciado, que, mesmo crescendo em direção distinta, mantêm-se unidas.

O interior do carro impressiona, mas o visual externo é de tirar o fôlego!

A parte de trás do veículo é inspirada pelos répteis do filme e são uma espécie de aerodinâmica ativa. As peças são interativas e reagem na presença do condutor quando se aproxima. Elas funcionam, também, quando o carro está em movimento movimentando-se de acordo com a aceleração e inclinação do mesmo.

As rodas são outra novidade da Mercedes para esse lançamento! Elas funcionam como uma esfera que permite que o carro se movimente lateralmente.

Muitas outras referências do filme estão presentes nesse show de automóvel que, por enquanto, é só um conceito sem previsão para ser produzido, mas já conquistou o coração de muitas pessoas!

E aí, o que achou dessa máquina?

 

Por |2020-09-03T13:24:45-03:0003/09/2020|Categorias: Artigos, Carros de luxo, Tecnologia e Inovação|

Deixe um comentário