Clássicos Americanos: os Muscle Cars e suas reestilizações

Potentes, imponentes, com características únicas e agora reestilizados, esses são os muscle cars americanos. Fazem parte da cultura norte-americana onde o leque de opções é enorme e o sucesso continua entre os apaixonados por carros.

A lista de muscle cars de várias épocas é grande, por isso neste artigo você vai acompanhar três deles que foram reestilizados recentemente: o Camaro, o Mustang e o Dodge. Eles continuam com toda a potência e ainda tem os adicionais do luxo, tecnologia e a exclusividade de dirigir um muscle car.

Acompanhe!

Chevrolet Camaro SS 2019

Muscle Cars - Chevrolet Camaro SS 2019

O primeiro da lista é o Camaro SS da Chevrolet que acabou de ser reestilizado para fazer frente ao seu arquirrival Ford Mustang.

Na parte de desempenho não deixa a desejar, pois conta com uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,2 segundos e motor 6.2 V8 de 461 cv e 62,9 kgfm de torque. Para aguentar a força do motor, o símbolo da Chevrolet na frente ficou vazado para permitir a entrada de ar.

Mesmo sendo fortes concorrentes, Camaro e Mustang parecem estar mais próximos. Os dois têm em comum o câmbio automático de 10 marchas, que foi criado em uma parceria entre as marcas, e ainda mantém o sistema que permite o “burnout”, que consiste em travar as rodas dianteiras e fritar as traseiras.

Ford Mustang GT 2018

Muscle Cars - Ford Mustang GT 2018

O próximo da lista é o clássico Mustang que foi reestilizado a quase dois anos com o que há de mais moderno, mas ainda tem aquele toque retrô e a potência de sempre que é a sua marca registrada.

Esta é a sexta geração do modelo que tem na carroceria e motorização os seus pontos fortes desde o seu lançamento em 1964.

Durante sua história alguns anos foram marcantes como o de 1965 com o lançamento do primeiro Shelby GT350 com motor V8 de 306cv e em 1969 com as 11 opções de motorização em modelos como o Boss 302 de 290cv. Além deles, em 1971 ocorreu o surgimento dos maiores e mais pesados Mustangs de toda a sua história. Os lançamentos da segunda e terceira gerações também marcaram a trajetória do carro que tinha muitas opções mecânicas.

O “novo” Mustang GT tem um potente motor V8 de 466 cv, 56,7 kgfm de torque, acelerando de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e o adicional do conforto de um carro de luxo. Além disso, continua com elementos de um muscle car como, capô alongado, teto arqueado, coluna A recuada em relação a caixa de roda dianteira, etc.

Dodge Challenger SRT Hellcat 2019

Muscle Cars - Dodge Challender SRT Hellcat 2019

Para fechar a lista dos muscle cars, temos o Dodge Challenger SRT Hellcat que chega ao mercado com um motor V8, considerado o mais potente produzido em série pela marca.

Ele é o responsável pelos números impressionantes: 808 cv de potência, 97,6 kgfm de torque, aceleração de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e velocidade máxima de 326 km/h.

Mesmo com todo esse desempenho, o carro não deixou de ser aquele clássico de sempre que mantém a sua carroceria a quase 10 anos.

Essa trajetória de sucesso se iniciou em 1970 com o lançamento do primeiro Challenger que tinha oito opções de motorização, 18 cores do catálogo e a carroceria E-body com seu estilo chamativo e potente. O resultado disso foi um sucesso de vendas, quase 80 mil Dodges Challenger foram parar nas garagens de muitas pessoas.

O primeiro muscle car

Uma curiosidade: o Pontiac GTO da montadora Pontiac, divisão da GM, foi considerado o primeiro muscle car americano. Disponível nas versões hardtop, cupê e conversível, o GTO do carro foi inspirado na clássica Ferrari 250 GTO.

Devida a sua potência, o carro foi um sucesso de vendas, principalmente, com o público jovem que queria sentir de perto a força do carro nas ruas e estradas.

E você, também é um apaixonado pelos muscle cars? Deixe seus comentários abaixo. Aproveite também para assinar nossa newsletter e ficar por dentro de todas as novidades do mercado automotivo.

Deixe um comentário