Novidade no carregamento de carros elétricos

Com o crescimento dos carros elétricos no mercado automobilístico, surgem novas tecnologias para facilitar o uso desse tipo de veículo.

Dentre as principais vamos destacar, neste artigo, a mais nova forma de carregamento de carros elétricos, por indução, que retira a necessidade dos cabos e pode levar o setor de mobilidade elétrica para um novo patamar no mercado.

Carregamento de carros elétricos por indução

Fatores como autonomia e tempo de carregamento são considerados os principais desafios para os elétricos conseguirem mais adeptos.

Mas essa nova tecnologia promete simplificar, pois o grande objetivo desse carregamento por indução é retirar a dependência dos cabos e facilitar esse processo que geralmente é de várias recargas curtas em muitos lugares.

Colocando um sistema desse nas áreas de estacionamento, por exemplo, é possível gerar um ganho de tempo considerável no carregamento do elétrico.

Vale lembrar que o funcionamento de um carregador sem fio por indução é o mesmo dos utilizados para carregar os nossos smartphones.

Basta parar o carro em uma base de carregamento que vai usar do princípio físico baseado na indução magnética para gerar uma corrente elétrica que alimenta a bateria do carro.

Carregamento por indução em movimento

Agora essa tecnologia promete ir além, pois como o carro precisa ficar parado por um tempo para seu carregamento total isso pode gerar um contratempo para o motorista.

Por isso já existem estudos como o Dynamic Eletric Vehicle Charging System que quer criar uma solução de carregamento por indução em movimento.

Essa seria uma tecnologia formada por molas de indução de energia instaladas no pavimento das estradas que emitem impulsos as baterias dos automóveis a medida que eles passam.

Já existe um projeto-piloto da Renault, Qualcomm e Vedecom que foi testado e permite carregar 20 kW a velocidades de até 100 km/h.

O primeiro carregador por indução para Automóveis

Sabendo dessa tendência para os elétricos, as montadoras já estão se movimentando para sair na frente e inovar nessa tecnologia.

A primeira delas é a BMW que lançou em julho de 2018 o seu primeiro sistema de carregamento por indução para carros elétricos e híbridos.

O carregador é composto por duas peças sendo que a primeira fica posicionada no chão e está conectada com a rede elétrica comum. E a segunda é a responsável por levar a energia para as baterias e fica presa no carro.

Quando as peças são aproximadas é iniciada a recarga e o motorista precisa apenas estacionar no local onde está o sistema.

Quanto tempo você acha que essa tecnologia estará presente no nosso dia a dia?

Deixe seus comentários abaixo e aproveite para assinar nossa newsletter para acompanhar as novidades do mercado de carros de luxo.

Por |2019-10-30T18:15:34-03:0030/10/2019|Categorias: Tecnologia e Inovação|Tags: , |

Deixe um comentário