Os melhores destinos para observar a aurora boreal.

Um dos itens que está na lista de todo bom viajante é ver a aurora boreal. Esse fenômeno surpreendente e encantador pode ser visto de diferentes lugares do mundo .

A aurora boreal é um fenômeno puramente químico, acontece quando partículas do Sol, chamados ventos solares, se chocam com o campo magnético da Terra e são puxadas para os pólos, ionizando outros elementos.

Visualmente é possível observar um céu colorido e um show de luzes, mas, para ter a oportunidade de presenciar esse momento, alguns locais são mais propícios para isso e em épocas específicas do ano, também.

O fenômeno ocorre durante a noite ou no fim da tarde, principalmente nos meses de fevereiro, março, abril, setembro e outubro, quando a atividade solar é maior.

Aurora boreal é o nome dado para o fenômeno que acontece em regiões próximas ao Polo Norte, já quando é observado em locais próximos ao Polo Sul, o nome dado é aurora austral.

A aurora acontece em diferentes pontos do planeta, sendo que o local de maior incidência é registrado na Lapônia, uma região da Finlândia. No entanto, muitos outros países atraem turistas para observar esse fenômeno especial.

Separamos uma lista com os melhores países para conhecer a aurora boreal.

Finlândia

Como dito, esse é um país que oferece uma das vistas mais especiais da aurora boreal. Por lá, as luzes brilham quase todas as noites de setembro a março.

A parte que não é tão favorável para os viajantes são as temperaturas, que ficam bem baixas na maior parte do ano. Uma das sugestões para aproveitar esse passeio é ficar em um iglu de vidro criado especialmente para permitir a observação da aurora no conforto de uma cama quente. Uma experiência inesquecível!

Suécia

Vizinha da Finlândia, a Suécia também é um destino que permite uma bela observação da aurora. A cidade de destino deve ser a Kiruna, no extremo norte, entre os meses de setembro e março. Recomenda-se visitar a estação Sky Aurora, em Abisco, e o vilarejo Jukkasjäsvi, onde está localizado o célebre Icehotel — o maior hotel de neve e gelo do planeta.

Islândia

Mais um destino europeu perfeito para curtir uma viagem especial e, de quebra, observar a beleza incomparável da aurora boreal.

Do final de agosto até o início de abril é uma boa época para observar o fenômeno neste país e, um dos lugares perfeitos para isso, é nas planícies do Parque Nacional de Pingvellir, próximo a Reykjavik, capital do país.

Noruega

Na Noruega fica localizado um destino que é considerado a capital da aurora boreal, Tomso!

Por lá, a aurora boreal não precisa ser observada somente por terra firme. Existem passeios de veleiro que permitem, na calada da noite, observar a aurora iluminando o céu e se refletindo na água. É possível observar neste passeio baleias jubarte e orcas que habitam essas águas e compõem uma experiência inesquecível.

Canadá

Tratando-se da América do Norte, a melhor escolha para observar a aurora boreal é o Canadá. O local ideal para observar o fenômeno é na afastada cidade de Whitehorse, na região de Yukon, perto da fronteira com o Alasca.

A experiência em locais mais periféricos do país inclui tendas e cabanas aquecidas, com opções de snacks e bebidas quentes.

Os melhores meses para presenciar o evento são setembro e outubro, sendo que fevereiro e março também são boas épocas para caçar as famosas luzes.

Outros países como Groenlândia, Alasca, Rússia e Estados Unidos são destinos para observar esse fenômeno.

Na hora de planejar essa viagem, busque todas as características de cada destino e analise, também, a época do ano que pretende ir. Seja qual for sua escolha, você não vai se arrepender, afinal, observar uma beleza dessas é inesquecível.

Por |2021-01-28T14:34:23-03:0028/01/2021|Categorias: Viagens & Vinhos|

Deixe um comentário