Stock Car: história da corrida e fundação da Nascar

Uma das grandes emoções no mundo automobilístico são as corridas de automóveis. Elas não só atraem a atenção dos apaixonados por velocidade, mas também atraem a atenção de todos que gostam de adrenalina. Famosas no mundo todo e acompanhadas por milhões de espectadores essas corridas são divididas em várias modalidades e categorias, mas hoje trouxemos para vocês um pouco mais da história de uma modalidade específica: a Stock Car. 

Com carros de passeio personalizados para ter uma performance melhor, a corrida tem uma história interessante, inclusive porque nem sempre a personalização foi possível. 

Nas primeiras corridas, os carros não podiam ser modificados, obrigando os competidores a realizarem a prova com o carro original, sem alteração nenhuma, exatamente como comprado pelo público em geral, tornando a corrida mais desafiadora.

Nesta matéria, trouxemos para você, além da história da Stock Car, um pouco sobre a fundação da Nascar e a disseminação da corrida pelo mundo. Continue a leitura!

Como surgiu a Stock Car

Surgiu nos Estados Unidos, na época da lei seca, aproximadamente em 1920. Os transportadores ilegais de bebidas modificavam seus carros para serem mais rápidos, a fim de fugir das fiscalizações. Depois de um tempo isso passou a ser comum, tornando-se uma fonte de entretenimento para as pessoas.

As corridas começaram oficialmente na Pensilvânia, em 1939, e logo depois, em 1947, foi fundada a NASCAR (National Association Stock Car Auto Racing), composta pela união de várias ligas de corrida dos Estados Unidos.

Como a Stock Car chegou no Brasil

Após a Nascar ser fundada foi só uma questão de tempo para que a Stock Car tomasse conta do mundo.  Ela foi conquistando diferentes territórios até chegar ao Brasil em 1977 e se tornar uma alternativa à Divisão 1, uma corrida que ocorria entre as marcas Chevrolet e Ford

As pessoas deram credibilidade à Stock Car, pois havia uma variedade de modelos que deixava a competição mais acirrada e emocionante.

Como as corridas funcionam atualmente

Dentre as corridas da Stock Car existem três tipos diferentes e cada uma delas possuem regras específicas:

Pure Stock
Modelos que podem ser comprados pelo público em geral, as únicas modificações permitidas são para a proteção do motorista.

Super Stock
Os modelos também podem ser comprados pelo público em geral, mas o motor e as rodas podem ser modificados.

Late Models
São a classe mais alta da corrida. Os carros são planejados especialmente para as corridas. 

No Brasil a prova mais famosa da Stock Car e a Corrida do Milhão que já teve 11 surpreendentes edições. 

Deixe um comentário