Tesla, uma das empresas mais inovadoras do mercado atual.

Quando se fala de tecnologia no mercado de automóveis, podemos esperar muitas surpresas, novidades e soluções inimagináveis. Além disso, os nomes de muitas marcas surgem como referência nesse setor, como é o caso da Tesla.

A montadora fundada em 2003 por Elon Musk tira suspiros quando o assunto é inovação. Em 2019, a marca mudou a história da indústria automobilística de veículos elétricos, ultrapassando US$ 20 bilhões em receita.

Mas afinal, qual motivo de tanto sucesso?

A explicação para isso está justamente na estratégia de inovação da marca.

Os especialistas e pesquisadores em tecnologia e inovação, Nathan Furr e Jeff Dyer, acreditam que o que torna a Tesla diferente nesse ponto é o fato dela não só produzir veículos elétricos, mas também introduzir no mercado uma nova arquitetura de hardware e software, ou seja, a maneira como você monta o carro. Isso pode ser um processo demorado e trabalhoso, exigindo abrir mão das antigas formas de realizar determinados processos e, também, desenvolver novos recursos.

Segundo os pesquisadores, a Tesla considera o nível de cada componente individual de seus produtos. Sendo o foco os carros elétricos, ainda que as baterias tenham como matéria prima materiais básicos, elas são consideradas essenciais para todo o desempenho do sistema.

Ao investir na produção de suas baterias com aquilo que consideram melhor para seus carros, a Tesla aposta que é possível controlar a produção e, nesse caso, o futuro da indústria.

Ainda segundo as pesquisas realizadas por Furr e Dyer, publicadas em um artigo para o Harvard Business Review, é possível afirmar que o grande segredo da Tesla não está relacionado apenas ao lucro de capital, mas sim em liderar transformações e atingir aquilo que eles chamam de “capital de inovação”, que consiste em quatro fatores:

Quem você é – isso mostra sua capacidade de visão de futuro, resolução criativa de problemas e persuasão.

Quem você conhece – Consiste em suas conexões pessoais com aqueles que possuem recursos valiosos para inovação.

O que você fez – Isso abrange seu histórico e reputação de inovação.

O que você faz para gerar atenção e credibilidade para você e suas ideias – Trata-se de um “amplificador de impressão” onde líderes com capitais de inovação podem atrair recursos para colocar em prática seus projetos.

Em resumo, a Tesla é sinônimo de ousadia, revolução, sustentabilidade, inovação e tecnologia! Além de apostarem em produtos surpreendentes, a marca acredita e investe muito na produção sustentável, como é o caso das baterias de longa duração, de dispositivos captadores de energia solar para abastecer carros, casas e até empresas.

Conte para nós o que mais te faz admirar na Tesla.

Por |2020-09-10T14:41:39-03:0010/09/2020|Categorias: Artigos, Carros de luxo, Tecnologia e Inovação|

Deixe um comentário