Torneio de Tênis ATP Finals tem campeão inédito na edição 2020.

Mais uma vez o ATP Finals viu um campeão inédito na competição. O torneio que há 5 anos tem jogador que levanta a taça pela primeira vez, consagrou o tenista russo número 4 do ranking, Daniil Medvedev.

Numa acirrada disputa e de altíssimo nível técnico, Medvedev derrotou o austríaco Dominic Thiem de virada, por 2 sets a 1, parciais de 6/4, 7/6(2) e 6/4 em 2h42min de partida, a mais longa da competição.

O torneio é anual e disputado no final da temporada envolvendo os oito jogadores mais bem classificados no ranking mundial de tênis da ATP. Medvedev era o 4º do ranking e desbancou dois gigantes: Novak Djokovic, 1º do ranking, na fase de grupos e Rafael Nadal, 2º do ranking, nas semifinais e se tornou o segundo russo a conquistar o torneio depois de Nikolai Davydenko em 2009.

Sobre o jogo

No primeiro set nada deu muito certo para o russo. Depois de levar uma virada no quinto game ao liderar por 40-15, ele viu o adversário fazer 1 a 0 no jogo num lance de sorte, com bola tocando a fita e matando sua ação. Para piorar a noite do russo, Thiem tinha um bom serviço e fazia mais bonito ainda nas devoluções.

O segundo set começou e Medvedev entrou com uma postura diferente no jogo. O austríaco sentiu a pressão e levou o empate após sofrer 7 pontos seguidos no tie-break.

No set decisivo o destaque foi para bom saque-voleio do russo. Ele se defendeu bem e encontrou respostas para os slices perigosos de Thiem, que acabou tendo seu saque quebrado pela primeira vez no jogo.

Além da conquista inédita no currículo, o tenista foi o primeiro a bater os três mais bem colocados do ranking numa mesma edição do campeonato.

Daniil Medvedev venceu a competição de forma invicta. Esse é o título mais importante da carreira do russo até agora, de um total de nove (incluindo três Masters 1.000). Ele também foi vice-campeão do US Open em 2019 (derrotado por Nadal) e neste ano caiu diante do campeão Thiem nas semifinais do Grand Slam de Nova York.

O jovem de 24 anos já tem suas qualidades muito reconhecidas pelos críticos do esporte que elogiam o desempenho do russo e o domínio de diferentes habilidades em quadra, como um excelente saque, forehand e backhand poderosos e bom toque para curtinhas e idas à rede.

Apesar da altura de 1,98m, Medvedev surpreende na velocidade, além do seu poder defensivo e de contra-ataque serem admiráveis.

O ATP Finals encerra a temporada do tênis mundial e a partir do ano que vem deixará de ser realizado em Londres, na Inglaterra, após 12 anos e fixará sede na Itália, em Turin, até 2025 com R$ 57,8 milhões em prêmios por edição.

Por |2020-11-26T17:52:20-03:0026/11/2020|Categorias: Esportes|

Deixe um comentário