Viagem de trem da Sérvia a Montenegro: um passeio deslumbrante!

Viajar pela Europa é deslumbrante. Cada passeio é uma experiência para ser lembrada para sempre.

Mas um roteiro, em especial, reserva uma das mais belas vistas europeias: a viagem de trem de Belgrado a Bar. A viagem vai das colinas da Sérvia às montanhas escarpadas de Montenegro.

Esse não é um passeio que oferece luxo e nem tanto conforto, mas o diferencial está no trajeto que possui mais de 476 quilômetros serpenteando montanhas exuberantes e atravessando nada menos que 250 túneis e 400 pontes, algumas com mais de 200 metros de altura.

Esse trajeto dura, em média, 11 horas e a história por trás da engenharia desse passeio é tão surpreendente quanto a vista que ele oferece.

O expresso de Montenegro foi a maravilha da engenharia do ex-presidente da Iugoslávia, Josip Broz Tito, que queria conectar a capital Belgrado com a costa montenegrina. Isso parece mais fácil do que era naquela época, levando em consideração os Alpes Dináricos entre eles, que tornou o trabalho ainda mais difícil.

A história conta que Tito era um grande fã de viagens ferroviárias e usava seu próprio trem azul de luxo para viajar pela Iugoslávia. Ele amava tanto seu trem que também o usava para discutir questões diplomáticas com convidados famosos, como a rainha Elizabeth, Yasser Arafat e François Mitterand.

Algo curioso e surpreendente é que o mesmo trem azul usado por Tito está conservado em seu estado original e pode ser alugado para uma viagem exclusiva. Isso mesmo, você pode reservar o trem para o trajeto na famosa linha Belgrado para Bar.

Outra opção, caso você queira viajar no histórico trem de Tito, é dar a sorte de ter passeios de 2 dias para Uzice, na Sérvia, usando o trem azul. Os preços ainda são altos, mas mais razoáveis do que alugar o trem exclusivamente para você e sua família.

Caso o trem azul não esteja em uso, ele fica na estação Topčider, onde é possível visitá-lo.

Como falado, o passeio no trem tradicional de Belgrado a Bar, em si, não tem nada luxuoso. Até mesmo a primeira classe do trem é relativamente simples, deixando o show mesmo para as vistas ao longo do trajeto.

Viajantes relatam que ver o sol se pondo de dentro do trem é indescritível, um dos melhores momentos da viagem.

Além de desfrutar de um passeio deslumbrante, o trem de Belgrado para Bar é uma das maneiras mais seguras de viajar entre Sérvia e Montenegro.

E aí, deu aquela vontade de fazer uma viagem inesquecível?

Por |2021-09-23T14:40:29-03:0023/09/2021|Categorias: Viagens & Vinhos|

Deixe um comentário