A Ferrari, símbolo de excelência e performance tem uma longa história com seus motores V12. Desde a sua fundação, a montadora italiana tem uma tradição de equipar seus carros com esses poderosos motores, que se tornaram uma marca registrada da marca. O motor Ferrari 12 Cilindri, ou simplesmente V12, representa o auge da engenharia de motores e é um dos principais motivos pelo qual os carros da marca são tão reverenciados no mundo automotivo.
O primeiro V12 da Ferrari foi desenvolvido em 1947, sob a liderança do renomado engenheiro Gioachino Colombo. O objetivo era criar um motor que pudesse competir e vencer nas corridas de Grand Prix pós-guerra. O resultado foi um motor compacto, leve e incrivelmente potente que estabeleceu a Ferrari como uma força a ser reconhecida nas pistas de corrida.
Nos modelos mais recentes, como o Ferrari 812 Superfast, o V12 evoluiu para se tornar não apenas mais potente mas também mais eficiente. Com 6.5 litros e capaz de produzir 800 cavalos de força, o motor V12 moderno da Ferrari combina tradição com tecnologia de ponta, garantindo um desempenho excepcional sem sacrificar a eficiência do combustível ou as normas de emissões.
O lançamento apresenta um design que mescla elegância e funcionalidade, inspirado em elementos da ficção científica e da aeronáutica, visível particularmente na sua traseira equipada com um spoiler ladeado por flaps aerodinâmicos ativos que evocam jatos de combate. Além disso, destaca-se o vidro traseiro de formato único e uma linha de cintura alta com um teto preto contrastante, contribuindo para sua estética distinta. No entanto, o design do carro não é apenas para beleza; ele é integrado com funcionalidades aerodinâmicas avançadas, como o sistema brake-by-wire e o chassi aprimorado que oferece uma rigidez torcional excepcional, preparando o carro para substituir o modelo 812 Superfast com uma distância entre eixos 20 mm mais curta.
A funcionalidade aerodinâmica do veículo foi uma prioridade no seu desenvolvimento, conforme explicado por Gianmaria Fulgenzi, o engenheiro responsável. O perfil aerodinâmico foi meticulosamente trabalhado, especialmente na dianteira, e a configuração das rodas e o sistema de esterçamento em todas elas otimizam o desempenho. O assoalho central direciona o fluxo de ar para dispositivos na traseira que colaboram com o difusor para maximizar a aerodinâmica, crucial para um carro com essas características de desempenho.
A cabine da Ferrari 12Cilindri é uma elegante fusão de esportividade reminiscente de um Gran Turismo clássico, influenciada pelo design de cockpit duplo visto nos modelos Ferrari Roma e Purosangue. Esta configuração simétrica para motorista e passageiro é enriquecida com dois monitores independentes e um terceiro no painel, proporcionando autonomia e conectividade por meio de interfaces como Apple CarPlay e Android Auto. Materiais requintados e um teto preto contribuem para a sofisticação do interior, enquanto o volante de controles intuitivos e o opcional sistema de áudio Burmester de 15 alto-falantes e 1600 W complementam a experiência, permitindo que os ocupantes desfrutem tanto da música quanto do ronco do motor V12.
O coração da Ferrari 12Cilindri é um motor V12 da série F140, uma evolução que começou com o Ferrari Enzo e passou por modelos icônicos como o 812 e o Purosangue. Este motor impressionante oferece 830 cv e 69,1 kgfm de torque, alcançando uma rotação máxima de 9.500 rpm, com 80% do torque disponível já a 2.500 rpm, graças a inovações como bielas de titânio e pistões de alumínio forjado que reduzem o peso em 3% comparado ao 812 Competizione. Além das melhorias mecânicas, a Ferrari introduziu avanços na caixa de câmbio DCT de dupla embreagem e oito velocidades, otimização do motor e do circuito de óleo, eletroinjetores para até três injeções por ciclo do motor e um novo sistema de exaustão. Essas inovações não apenas aprimoram a performance, mas também atendem às normas de emissões, fazendo do motor V12 uma verdadeira obra de arte mecânica e técnica, evidenciando o legado das corridas de Fórmula 1.