O Lotus Emeya surge como o primeiro sedã elétrico da marca britânica na era Geely, apontando para uma nova era de luxo esportivo. Classificado como um “Hyper‑GT”, ele representa a fusão entre a herança esportiva da Lotus e as mais modernas soluções de engenharia e conectividade.
Design aerodinâmico e presença imponente
Com mais de 5,14 m de comprimento, 2 m de largura e uma postura fluida, o Emeya é inspirado em liftbacks de luxo como Audi A7 e Porsche Panamera . Seu visual combina linhas musculares com alta eficiência aerodinâmica: grade ativa, spoiler dianteiro, difusor traseiro ativo e aerofólio móvel que gera até 215 kg de downforce a 250 km/h — com coeficiente de arrasto de apenas 0,21 Cd .
Motorização potente e performance de hipercarro
O Emeya está disponível em duas versões elétricas ultrapotentes:
•Emeya S: motor dual‑motor com cerca de 612 cv e 72 kgfm, autonomia estimada em até 600 km (WLTP) .
•Emeya R: motor dual‑motor com até 905 cv e 100 kgfm, aceleração de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos, velocidade máxima limitada a 255 km/h .
Utiliza uma transmissão de duas marchas elétricas, que favorece aceleração em baixa rotação e oferece potência máxima em alta velocidade. A bateria de 102 kWh suporta recarga ultra‑rápida de até 350 kW, permitindo adicionar 150 km de autonomia em apenas 5 minutos, e chegar a 80% da carga em 18 minutos .
Suspensão inteligente e dinâmica esportiva
A suspensão a ar adaptativa opera em conjunto com sensores capazes de escanear a estrada 1.000 vezes por segundo. Isto permite ajustes instantâneos da rigidez e da altura do veículo para máxima precisão, controle e conforto . O sistema de direção nas quatro rodas e o estabilizador ativo reforçam a condução esportiva e precisa, mesmo em mudanças bruscas de direção .
Tecnologia interior e conforto de primeira classe
O habitáculo é uma experiência em si — sofisticado e sustentável. Estofamentos utilizam fios reciclados de algodão industrial, combinados com Alcantara, couro Nappa, tecido ultraleve e acabamentos metálicos via PVD .
A multimídia Lotus Hyper OS roda em tela OLED de 15,1”, alimentada pela Unreal Engine, proporcionando interface fluida e personalizável. Há também head-up display de realidade aumentada de até 55”, controles digitais para comando de portas e interface conectada com dados 5G e atualizações OTA .
O sistema de som KEF 3D com suporte Dolby Atmos e cancelamento acústico por algoritmos — que emitem sinais antifase para neutralizar vibrações exteriores — é o primeiro da marca com essa tecnologia. Um verdadeiro luxo sonoro e visual.
Praticidade sofisticada para longas distâncias
Apesar de ser um grand tourer elétrico, o Emeya oferece funcionalidade real: o porta‑malas comporta até 509 litros, com bancos reclináveis que aumentam a versatilidade para viagens longas . As portas com abertura elétrica assistida facilitam o embarque, e o teto panorâmico inteligente ajusta a opacidade conforme a luminosidade externa caso a caso.
Exclusividade e posicionamento de mercado
O Emeya foi lançado oficialmente em 2024 e já está disponível no Reino Unido e Europa, com preços que começam em £94 950 (~ €106 400) para a versão básica. As variantes S (mais potente) e R (topo de linha) chegam a £129 950 (~ €150 990), posicionando o modelo como concorrente direto do Porsche Taycan, BMW i7 e Mercedes EQS .
Potência, luxo e inovação em um único pacote
O Lotus Emeya é mais que um sedã elétrico — é uma reinterpretação moderna do GT britânico, com performance de supercarro, aerodinâmica de corrida e uma cabine inteligente e luxuosa. Ele mostra como a Lotus mergulhou na eletrificação sem perder sua assinatura emocional e orientada ao motorista. Para o público da André Veículos que busca exclusividade combinada à tecnologia de ponta, o Emeya representa o futuro do luxo automotivo sobre quatro rodas.