A Xiaomi está determinada a se destacar no setor automotivo, especialmente com o lançamento do SU7 Ultra, uma versão esportiva e aprimorada do sedã SU7. Enquanto o SU7 já chamou a atenção, o SU7 Ultra impressiona ainda mais, principalmente por seus impressionantes 1.548 cv, gerados por seus três motores, focando em quebrar recordes de velocidade e performance.
O SU7 Ultra foi projetado exclusivamente para pistas de corrida. Sua carroceria passou por diversas modificações significativas, que visam maximizar a aerodinâmica. Entre as mudanças mais evidentes está a grande asa traseira, complementada por novos para-choques, para-lamas, e rodas e pneus otimizados para desempenho. Essas adaptações garantem maior estabilidade, especialmente em altas velocidades.
Esse conjunto de modificações afeta diretamente a aerodinâmica e o desempenho do veículo. Com um peso de apenas 1.900 kg, o SU7 Ultra consegue gerar até 2.145 kg de downforce, o que o mantém firme no solo, garantindo uma condução mais estável mesmo em acelerações intensas.
Falando em desempenho, o SU7 Ultra promete acelerações impressionantes. Segundo a Xiaomi, ele vai de 0 a 100 km/h em apenas 1,97 segundos, atinge 200 km/h em 5,96 segundos, e chega a 300 km/h em 15,07 segundos. A velocidade máxima registrada é de 350 km/h, o que coloca o SU7 Ultra como um dos carros elétricos mais rápidos do mundo.
Parar um veículo dessa magnitude também é um desafio. Quando o SU7 Ultra está a 300 km/h, ele precisa de aproximadamente 15 segundos para parar totalmente. Esse processo envolve 2,36 G de desaceleração, o que mostra a potência e eficiência do sistema de frenagem do modelo.
Um dos pontos que geram curiosidade é o sistema de baterias do SU7 Ultra. A Xiaomi não revela muitos detalhes sobre esse componente, apenas informando que as baterias são fornecidas pela CATL, com uma capacidade de descarga máxima de 1.300 kW. Isso reforça o caráter inovador e tecnológico do modelo.
Com o SU7 Ultra, a Xiaomi mira em rivais de peso, como o Porsche Taycan Turbo GT e o Tesla Model S Plaid. A ambição é que o hiperesportivo da Xiaomi supere ambos os modelos na icônica pista de Nürburgring, na Alemanha. O objetivo é bater os tempos de volta dos rivais, que são de 7:07.55 minutos para o Taycan e 7:25.23 minutos para o Model S Plaid. Embora o desafio seja grande, o SU7 Ultra parece ter vantagem, contando com 440 cv a mais que o Taycan e 528 cv a mais que o Model S Plaid.
No entanto, é importante destacar que tanto o Taycan quanto o Model S Plaid são veículos de produção, enquanto o SU7 Ultra foi criado especificamente para pistas de corrida, o que o coloca em uma categoria diferente.
Apesar das vantagens de potência, o verdadeiro desafio para o SU7 Ultra será superar o recorde de carros elétricos de pista. Nesse contexto, o maior adversário é o Volkswagen ID.R, um modelo significativamente menos potente, com 680 cv, mas que detém um tempo de volta impressionante de 6:05.336 minutos em Nürburgring.
Caso o SU7 Ultra consiga superar o Volkswagen ID.R, ele terá a oportunidade de mirar no recordista absoluto da pista alemã, o Porsche 919 Hybrid Evo. Em 2018, esse modelo completou uma volta em Nürburgring em incríveis 5:19.55 minutos, um marco que até hoje desafia os concorrentes.
A Xiaomi, ao entrar com força no setor de veículos elétricos de alta performance, demonstra que está pronta para competir com gigantes da indústria. O SU7 Ultra é uma declaração ousada de suas intenções, mostrando que a marca não apenas quer participar, mas também dominar o cenário de carros elétricos voltados para alta performance e corridas. O futuro promete grandes feitos para a Xiaomi no mundo automotivo, com o SU7 Ultra sendo apenas o começo dessa jornada.