BMW iX5 movido a hidrogênio.

Se você é um entusiasta de veículos elétricos e está sempre de olho nas mais recentes inovações automotivas, prepare-se para ser cativado pela mais recente aposta da BMW no cenário da mobilidade sustentável: o BMW iX5 a hidrogênio. Este veículo representa um salto em direção a um futuro mais verde e eco-friendly, combinando a renomada engenharia da BMW com a promessa revolucionária da tecnologia de células de combustível de hidrogênio.

O BMW iX5 a hidrogênio não é apenas sobre ser verde; também é sobre oferecer uma experiência de condução excepcional. Equipado com um poderoso sistema de célula de combustível de hidrogênio, este veículo oferece uma autonomia impressionante, sem comprometer o desempenho. Você pode desfrutar da potência e da agilidade típicas da BMW, ao mesmo tempo em que desfruta da tranquilidade de saber que está reduzindo significativamente suas emissoes de carbono.

Juntos, esses tanques têm capacidade para armazenar 6 kg de hidrogênio, o que proporciona uma autonomia de 500 km, conforme os padrões do ciclo europeu. Ao entrar no veículo, não percebi nenhuma redução no espaço interno para os ocupantes, exceto pela sensação de que o assoalho está ligeiramente mais elevado, algo semelhante ao que se experimenta em veículos elétricos que originalmente possuíam motor a combustão interna.

Na parte frontal do veículo, debaixo do capô, onde normalmente seria alojado um motor a combustão, encontra-se o sistema de conversão de células de combustível. Este gerador é um dispositivo eletroquímico que utiliza o hidrogênio armazenado nos tanques e o oxigênio do ambiente para produzir eletricidade.

O hidrogênio é decomposto em prótons e elétrons. Enquanto os prótons atravessam uma membrana eletrolítica, os elétrons seguem outro trajeto, formando uma corrente elétrica que é utilizada pelo motor e pelas baterias de lítio localizadas na parte traseira do veículo, sob o compartimento do porta-malas.

A célula de combustível gera 125 kW, essa, opera praticamente o tempo todo enquanto o carro está ligado. A energia gerada nesse equipamento alimenta um acumulador que garante outros 170 kW que, somados, chegam aos 400 cavalos de potência que a BMW anuncia.

A principal vantagem dos tanques de gás reside na capacidade de reabastecimento rápido – algo em torno de 3 a 4 minutos, considerando este SUV experimental. Em relação ao hidrogênio, Guldner destaca a possibilidade de aproveitar a infraestrutura já estabelecida para o GNV, um combustível utilizado em vários países, como no Brasil. Embora seja necessário realizar algumas adaptações nos conectores dos postos de abastecimento e nas bombas de pressão (os tanques da BMW operam a 700 bar), os sistemas de armazenamento e toda a rede de distribuição permaneceram os mesmos.

Com esse projeto, a BMW está mais uma vez na vanguarda da revolução automotiva sustentável. Este modelo representa não apenas uma conquista tecnológica, mas também uma declaração de compromisso com um futuro mais limpo e verde. Se você está procurando combinar luxo, desempenho e sustentabilidade, o iX5 a hidrogênio certamente entrará na sua lista. O futuro está chegando mais rápido com a BMW.

Por |2024-03-21T13:07:41-03:0021/03/2024|Categorias: Tecnologia e Inovação|

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