Porsche Taycan tem tecnologia exclusiva em teto solar.

O Porsche Taycan, um marco na inovação automotiva, continua surpreendendo com sua tecnologia, desta vez, com um recurso revolucionário: o teto solar. Projetado para elevar a experiência de condução a um novo patamar, o teto solar do Taycan não apenas oferece uma vista panorâmica deslumbrante do céu, mas também integra tecnologia de ponta para proporcionar uma experiência única aos ocupantes.

Este teto solar inovador não é apenas uma peça de vidro comum. Ele é equipado com uma série de recursos tecnológicos avançados para garantir o máximo conforto e conveniência. Por meio de um sistema de controle inteligente, os ocupantes podem ajustar facilmente a quantidade de luz solar que entra no veículo, proporcionando um ambiente personalizado e confortável durante a viagem.

Uma característica singular do inovador teto panorâmico com Light Control é sua sofisticada proteção contra encandeamento elétrico inteligente. Uma verdadeira inovação no setor automotivo, a ampla superfície de vidro é subdividida em nove áreas distintas, cada uma controlável individualmente. Essa divisão permite não apenas a configuração do teto inteiro como transparente ou fosco, mas também a manipulação de segmentos ou padrões específicos.

Mesmo quando o teto é ajustado para o modo fosco, uma quantidade significativa de luz continua a penetrar na cabine, graças a essa tecnologia avançada que praticamente não compromete a luminosidade. Além disso, ao evitar o ofuscamento, a função “Light Control” torna possível um teto consideravelmente mais claro do que os tradicionais, proporcionando ao habitáculo o dobro da luz.

Na tecnologia PDLC (Polymer Dispersed Liquid Crystal), os cristais líquidos são depositados em uma película e alimentados por contatos elétricos. Com uma baixa tensão alternada, esses cristais são reorganizados em milissegundos para tornar o vidro transparente. Quando a alimentação elétrica é desligada, os cristais líquidos retornam a um estado desordenado, resultando no efeito fosco do vidro. Todo esse processo é controlado de forma intuitiva através do ecrã de Infotainment central, com as opções sendo selecionadas facilmente no painel de comando por toque.

Além das configurações “Transparente” e “Fosco”, é possível escolher opções como “Semi” e “Bold”, que apresentam padrões pré-definidos com segmentos estreitos ou largos. Adicionalmente, a persiana pode ser acionada de forma dinâmica: ao deslizar o dedo sobre a imagem do teto no ecrã, o condutor do Taycan ativa a sequência correspondente de comutação dos segmentos individuais. E quando o veículo é desligado, o vidro automaticamente assume o estado fosco, com a última configuração do teto sendo memorizada para a próxima partida.

Esse teto possui uma estrutura multicamadas que proporciona um isolamento térmico tão eficaz que, mesmo na configuração transparente, oferece uma proteção superior contra o calor se comparado a persianas mecânicas ou tetos de vidro convencionais. Comprovado por medições realizadas na câmara de simulação solar no Centro de Desenvolvimento da Porsche em Weissach, apenas 15% do calor externo é transmitido para o habitáculo, em contraste com os mais de 30% típicos dos tetos convencionais.

Por |2024-02-22T15:14:33-03:0022/02/2024|Categorias: Tecnologia e Inovação|

Deixe um comentário