Lamborghini Aventador LP 780 – 4 Ultimae

Há algum tempo atras a marca anunciou o final da linha para o Lamborghini Aventador, com a apresentação da versão Ultimae, edição de despedida do superesportivo V12 que marcou mais de uma década desde o lançamento do LP700-4 em 2011. A despedida deste icônico esportivo de motor central chegou em grande estilo com essa edição especial, destacando-se como a mais poderosa da marca sem recorrer à eletrificação, como é o caso do Sian.

Sob o codinome LP780-4, o Aventador Ultimae mantém o tradicional motor 6.5 V12 aspirado, entregando 780 cv (como indica o código) a 8.500 rpm, tornando-o ligeiramente mais potente que o SVJ, enquanto mantém o torque de 73,4 kgfm a 6.750 rpm. Tudo isso é alcançado em um veículo que pesa apenas 1.550 kg, 25 kg a menos do que o Aventador S.

O Ultimae apresenta um design que inclui um para-choque dianteiro específico para aumentar a carga aerodinâmica na parte frontal, proporcionando um desempenho longitudinal semelhante ao SVJ. O sistema ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade) foi calibrado para oferecer controle de tração e dinâmica veicular rápidos e precisos, adaptando-se às diversas condições de aderência, incluindo superfícies de baixa aderência, como neve e gelo.

Com um desempenho aerodinâmico de última geração, o LP 780-4 utiliza um divisor dianteiro e uma “boca” aberta para direcionar o fluxo de ar adicional, otimizando a eficiência aerodinâmica e o resfriamento do motor e do radiador. Os dutos de ar no para-choque dianteiro e a entrada de refrigeração lateral reduzem a interferência aerodinâmica dos pneus dianteiros, enquanto otimizam o fluxo de esteira para o radiador traseiro. O para-choque traseiro leve do Ultimae completa o exterior dinâmico, celebrando a herança orientada para a pista do SVJ.

O modelo possui um monocoque de fibra de carbono exclusivo, incrivelmente rígido e leve, juntamente com o extenso uso de fibra de carbono em toda a carroceria, resultando em um peso seco de apenas 1.550 kg. A versão coupé, oferece a mesma relação peso/potência do SVJ, com 1,98 kg/cv, acelerando de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e atingindo uma velocidade máxima de 355 km/h. Com 720 Nm de torque máximo a 6.750 rpm, e VVT (Variable Valve Timing) e VIS (Variable Intake System) otimizados para uma curva de torque ideal, além de um sistema de freio CCB que permite parar de 100 km/h a 0 em apenas 30 metros.

A versão é equipada com rodas de liga leve forjadas de 20″ Prata Dianthus como padrão, juntamente com opções adicionais de 20″ e 21″ em Dianthus, Leiron e Nireo em bronze, preto e titânio, todos equipados com pneus Pirelli PZero Corsa. O exterior apresenta uma extensão da libré colorida em três opções: branco, prata e bronze, complementando os destaques nos pára-choques dianteiros e nas aletas difusoras traseiras. As pinças de freio prateadas são padrão, com opções adicionais de cores disponíveis para harmonizar com o monolock da roda.

Em resumo, O Lamborghini Aventador LP 780-4 Ultimae cumpre todos os sonhos e promessas que evoca. Não há outro veículo no planeta que se pareça com ele, nenhum outro veículo no planeta que ofereça o mesmo glorioso V12, e que ande como ele. É único – o ponto de exclamação exótico no final de uma era naturalmente aspirada.

Por |2024-03-14T14:38:08-03:0014/03/2024|Categorias: Carros superesportivos|

Deixe um comentário