Porsche vai transformar o 718 em esportivo elétrico na próxima geração.

Sabemos que a Porsche está apostando tudo nos carros elétricos e, após todo sucesso no lançamento do Taycan e o anúncio do Macan elétrico a partir de 2023, a fabricante não parou por aí e já comunicou que o 718 Boxster e 718 Cayman serão emissão-zero a partir da próxima geração, prevista para chegar ao mercado em 2025.

Os tradicionais dutos de ar posicionados na lateral, à frente das rodas traseiras, agora estão cobertos. Se ainda havia alguma incerteza de que a próxima geração do 718 seria inteiramente movida a eletricidade, a parte traseira do veículo não deixa dúvidas. A saída de escape central, de formato mais angular, é evidentemente decorativa, pois nenhum outro sistema de escape é visível nos protótipos que estão em teste.

A marca alemã também se preocupou em esconder as linhas da carroceria, especialmente em volta dos faróis, dianteira e traseira. É possível que nessas regiões ainda o esportivo possa receber mudanças significativas antes que o modelo definitivo de produção seja revelado.

Quando esse momento chegar, antecipamos a visão de um veículo elétrico sendo construído sobre a plataforma Premium Platform Electric (PPE) desenvolvida em parceria com a Audi. A Porsche já confirmou esse direcionamento, destacando que a plataforma atualmente utilizada para o modelo 718 exigiria “sacrifícios significativos” em sua transição para a eletrificação. O próximo veículo esportivo de última geração será projetado com sua bateria posicionada mais próxima do solo, estrategicamente entre os eixos dianteiro e traseiro, com o objetivo de preservar o equilíbrio característico do motor central-traseiro e a distribuição de peso.

É aguardada uma versão com um único motor que impulsiona as rodas traseiras, juntamente com uma inovação surpreendente para a dupla Boxster/Cayman, que, pela primeira vez, oferecerá a opção de tração nas quatro rodas graças à inclusão de dois motores elétricos no sistema de propulsão.

A potência do novo 718 elétrico ainda é desconhecida, embora o conceito Mission R tenha nada menos que 1.073 cv de potência (800 kW) com motores dianteiros e traseiros trabalhando juntos. Tal força provavelmente não chegará no modelo final de produção, mas podemos esperar que a próxima geração do esportivo seja bastante rápida.

A Porsche já confirmou a próxima geração de Boxster e Cayman para 2025.

Por |2023-10-27T09:42:42-03:0026/10/2023|Categorias: Carros de luxo, Carros superesportivos|

Deixe um comentário