Lamborghini Lanzador: primeiro carro totalmente elétrico da marca.

A Lamborghini apresentou seu novo protótipo, o Lanzador, o primeiro carro 100% elétrico de sua história. Com ares de crossover e inspirações no Urus, o modelo tem espaço para quatro ocupantes e deve ser lançado apenas em 2028. Por mais que o significado do seu nome seja “arremessador” em espanhol, o nome é de um touro que é de onde a marca se inspirou. O Lanzador recebeu o título de “Melhor Touro” na feira de Madrid em 1993.

A Lamborghini afirma que o Lanzador terá motores duplos com uma potência específica elevada, o que lhe confere tração integral. A alimentar desses motores estará em  uma “bateria de alto desempenho, que também garante uma longa autonomia”, mas, mais uma vez, sem detalhes revelados. No entanto, a Lamborghini vai falar de um número significativo: O Lanzador terá 1 megawatt de potência, o que se traduz no número de quatro dígitos em cavalos de potencia.

O carro terá um sistema de suspensão ativa com molas pneumáticas, amortecedores adaptativos eixo traseiro direcional que melhoram o desempenho e a estabilidade. Da mesma forma, a vetorização precisa do torque ajuda a distribuir a potência pelos motores dianteiro e traseiro, com cada um a enviar potência para a direita e para a esquerda para proporcionar uma entrada em curva mais rápida e um comportamento mais equilibrado.

Toda a parte estrutural é nova. O Lanzador terá um sistema dinâmico exclusivo com para-lamas que se movem e um spoiler protuberante. Segundo a fabricante, essas características vão garantir resistência mínima do ar e uma dirigibilidade mais aguçada.

As fotos da cabine lembram uma nave de Star Wars. O painel forma um “Y” que divide o habitáculo em duas partes, separando motorista e passageiro. Aparentemente, a central multimídia ficará restrita ao acompanhante. O volante é grande, mas seu bloco central é pequeno. Há comandos giratórios para o seletor de modos de condução e botões para a parte de mídia. O interior é revestido de couro sustentável, processado com água residual de uma produção de azeite para minimizar o desperdício. Materiais reciclados podem ser encontrados em toda a cabine, como os bancos e detalhes do painel.

O Lamborghini Lanzador chegará às lojas apenas em 2028. Por isso, a marca não divulga maiores informações sobre potência, torque, bateria, autonomia e tempo de carregamento. Ao que tudo indica, o carro deve ter em torno de 1.340 cv.

Por |2023-09-14T15:16:24-03:0014/09/2023|Categorias: Carros de luxo, Carros superesportivos|

Deixe um comentário