Aptera lança primeiro carro elétrico solar produzido em larga escala.

Mal nos acostumamos com os veículos híbridos e elétricos e a norte-americana Aptera chega com uma novidade que vai brilhar os olhos dos apaixonados por carro e tecnologia. A marca anunciou o lançamento do seu primeiro carro elétrico solar. E por incrível que pareça, não é só esse o detalhe que chama a atenção para esta novidade, o carro possui apenas três rodas, com uma carroceria leve e é capaz de rodar cerca de 1.600 km com apenas uma carga de bateria.

O visual é futurista faz jus aos componentes tecnológicos do carro. O coeficiente aerodinâmico é de apenas 0.13, permitindo que o veículo rode quase sem gerar resistência aerodinâmica. O novo carro é produzido com fibra de vidro, carbono, alumínio e cânhamo – a maior parte do painel é projetada para ser impressa em 3D, o que reduz ainda mais a emissão e os custos.

O carro possui 4,37 metros de comprimento, e, com rodas nas extremidades, o elétrico chega a ser mais largo que uma picape. São 10 metros quadrados de células solares que geram eletricidade para abastecer o veículo na maioria das viagens diárias. O comprador ainda pode adquirir células solares adicionais na carroceria que garantem uma autonomia adicional de 103 km por dia, além de outros itens tecnológicos como o sistema de direção semiautônomo de nível 2.

Ainda falando em números, o carro possui tração dianteira ou integral, atingindo 177 km/h de velocidade máxima, com aceleração de 0-100 km/h em pouco mais de 3,5 segundos. O elétrico será comercializado em quatro versões diferentes de autonomia.

O interior do carro não fica para trás! Feito para duas pessoas, o Aptera possui detalhes minimalistas por dentro, concentrando todas as informações do carro na tela de 15” que é sensível ao toque.

O melhor de tudo isso é que a empresa já está comercializando o carro, que é o primeiro movido à energia solar produzido em alta escala. As entregas estão previstas para este ano. A startup californiana Aptera Motors já recebeu 7 mil encomendas!

Os preços nos Estados Unidos variam entre US$ 25.900,00 e US$ 46.900,00 preços similares aos de carros elétricos tradicionais.

O que se espera do desempenho de carros como este aqui no Brasil é um desempenho ainda melhor, por se tratar de um país onde grande parte do território tem muito Sol e muitas horas de Sol diariamente.

E aí, gostou dessa novidade? Já imaginou toda a praticidade e conforto de ter um carro elétrico solar?

Por |2021-05-06T14:20:57-03:0006/05/2021|Categorias: Tecnologia e Inovação|

Deixe um comentário