Ayrton Senna é considerado o piloto mais rápido da história.

Para os amantes de velocidade cada milésimo de segundo importa! Ser o primeiro a cruzar a bandeira quadriculada, há muitos anos, é o grande objetivo da Fórmula 1 e os principais campeões colecionam recordes na linha de chegada.

Mas afinal, quem é o piloto mais rápido da história?

Essa é uma resposta que divide opiniões, já que as tecnologias, pistas e carros foram evoluindo com o tempo, além de outros fatores, não permitindo olharmos só o tempo e número de vitórias de cada piloto para definir o mais rápido da história.

Outro fator que sempre interferiu nessa discussão, claro, são as torcidas. Afinal, quem não quer defender seu grande ídolo com o status de maior de todos os tempos da Fórmula 1?

A Amazon Web Services (AWS) resolveu, por meio do serviço de big data, trazer dados que podem acabar com essa dúvida.

A pesquisa da AWS foi lançada como parte das comemorações de aniversário da F1, que completou 70 anos no dia 13 de maio e aponta, o que muitos já esperavam, que Ayrton Senna é o maior e mais rápido de todos os tempos!

A empresa é responsável pelos gráficos da transmissão da principal categoria do automobilismo e, após utilizar uma ferramenta de machine learning, construída por eles, para analisar o desempenho puro de cada piloto com base nas voltas de classificação, concluiu que sim, nosso eterno Senna leva mais esse troféu!

No estudo, a performance de cada piloto foi então comparada ao respectivo companheiro de equipe, e cada piloto foi comparado à outro piloto e assim sucessivamente. Esse método formou uma teia de dados de desempenho interligados, fazendo com que a evolução tecnológica dos carros e equipamentos tivessem pouca influência na comparação e no resultado final.

O sistema coletou dados dos treinos classificatórios de desde 1983 para criar esse algoritmo capaz de reconhecer padrões com mais velocidade e precisão.

O tricampeão brasileiro, que levou a melhor nesse pódio, foi seguido por Michael Schumacher e Lewis Hamilton, em segundo e terceiro lugar respectivamente.

Ayrton Senna somou, ao longo da carreira, 65 pole positions em 11 temporadas de Fórmula 1. Schumacher, por sua vez, possui 68 poles em 19 temporadas e, o recordista Hamilton, tem 92 em 14 anos.

Grandes nomes aparecem no ranking, incluindo brasileiros como o tricampeão Nelson Piquet, que ficou com a 40ª colocação, Rubens Barrichello, em 11º, Felipe Massa em 21º, Nelsinho Piquet em 53º, Enrique Berboldi em 86º, Felipe Nasr em 90º e Roberto Pupo Moreno em 96º.

O período analisado não inclui temporadas disputadas por lendas da categoria, como Juan Manuel Fangio, Jim Clark, Jackie Stewart, Nikki Lauda e o brasileiro Emerson Fittipaldi.

E aí, será que seu ídolo está em que posição desta lista? Difícil vai ser argumentar contra os algoritmos, mas para um bom torcedor, todo argumento é válido!

Confira os 10 primeiros nomes da classificação do grid da AWS:

  • Ayrton Senna
  • Michael Schumacher +0.114s
  • Lewis Hamilton +0.275s
  • Max Verstappen +0.28s
  • Fernando Alonso +0.309s
  • Nico Rosberg +0.374s
  • Charles Leclerc +0.376s
  • Heikki Kovalainen +0.378s
  • Jarno Trulli +0.409s
  • Sebastian Vettel +0.435s
Por |2020-10-15T12:58:56-03:0015/10/2020|Categorias: Artigos, Esportes|

Deixe um comentário