7 inovações tecnológicas do carro do futuro

Ainda existem muitas dúvidas sobre como será exatamente o carro do futuro, mas o que podemos afirmar é que já existem algumas inovações tecnológicas que estão sendo desenvolvidas.

Conectividade e autonomia, por exemplo, são a base para o futuro dos automóveis que terão como prioridades promover o maior conforto e segurança para os consumidores desse mercado.

As inovações são muitas, pois surgem de acordo com as necessidades dos consumidores que estão cada vez mais exigentes. E muitas marcas estão acompanhando essa mudança.

Neste artigo, separamos para você conhecer as 7 principais inovações tecnológicas do carro do futuro.

Confira!

1. Carro conectado

A conectividade no carro do futuro deve aparecer de diversas formas e uma delas é pela integração com aplicativos conectados com seus equipamentos domésticos para você, por exemplo, ligar o forno da sua casa por meio do seu carro para que ele aqueça quando estiver chegando em casa. Ou então pode surgir com os carros controlados pelo seu celular como é o caso do Mercedes-Benz E-Class.

2. Carro autônomo

Pelo que podemos acompanhar do mercado de automóveis, é fato que o carro autônomo é uma das principais inovações. Ainda não sabemos tudo sobre ele, mas muitas empresas de tecnologia como a Uber e o Google estão acelerando o desenvolvimento desses carros.

Hoje já existem alguns veículos que fazem baliza sozinhos e dirigem sozinhos com a “supervisão” do motorista, mas isso deve crescer muito. Deve atingir também os veículos de grande porte como ônibus e caminhões para garantir mais segurança aos motoristas.

3. Biometria

Hoje em dia já existem alguns usos da biometria nos carros como o de reconhecimento facial que identifica o motorista para ligar ou não o carro, fazer os ajustes preferenciais, banco, retrovisores, volante, estações de rádio e etc…

Mas a expectativa é de que o carro do futuro vá além disso e tenha sensores com capacidade para detectar funções vitais do motorista, como por exemplo, se está com sono, estressado, e outros. Ou então um sensor preso ao cinto que monitora os dados dos batimentos cardíacos e a respiração do motorista.

Existem várias marcas que já investem nisso e tem a tecnologia DriverFocus que monitora os sinais de fadiga do motorista para emitir alertas.

4. Realidade aumentada

A realidade aumentada é uma das inovações que deve ir além de um display no painel para exibir diversas informações como trânsito, aceleração, distância e dados de localização no vidro do carro, seria uma evolução do Head-up display.

5. Inteligência artificial

A inteligência artificial já é a base para os carros autônomos, mas ela pode ir além e ser usada para oferecer mais opções de entretenimento, aumentar a qualidade da conectividade e ajudar o motorista na tomada de decisões.

A tendência é de dar muita autonomia para que o motorista consiga controlar tudo apenas pelo computador de bordo do carro.

6. Sustentabilidade

Outra inovação é a da sustentabilidade aplicada para os automóveis para reduzir o uso de combustíveis fósseis e por consequência os níveis de poluição na atmosfera.

Os carros híbridos e elétricos fazem parte dessa mudança, mas não serão os únicos, pois já existem protótipos de carros movidos a hidrogênio, lixo orgânico, energia solar e ar. Os carros movidos a hidrogênio parecem ser os próximos, pois já estão sendo comercializados, como por exemplo, o Clarity Fuel Cell da Honda e o Toyota Mirai da montadora japonesa.

7. Impressão 3D

Para finalizar a nossa lista de inovações para o carro do futuro temos a impressão 3D que deve revolucionar esse mercado em diversos sentidos.

Um deles é na redução de custos, pois com ela é possível produzir as peças com a quantidade exata de matéria prima necessária e assim evitar o desperdício. Outro é na redução do peso do automóvel e no alto nível de personalização.

As marcas já estão investindo nisso e um exemplo disso é a BMW que tem a Motorrad iParts, uma impressora 3D para os seus clientes e revendedores fabricarem peças para os seus veículos.

E você, o que achou da nossa lista de inovações tecnológicas para o carro do futuro? Deixe seus comentários abaixo e assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades.

Por |2019-08-21T15:08:13-03:0021/08/2019|Categorias: Tecnologia e Inovação|

Deixe um comentário