Joint venture entre Bugatti e Rimac promete hipercarros elétricos.

Um joint venture de peso vem aí! Com o nome de Bugatti-Rimac essa parceria busca combinar a experiência centenária da marca francesa, com a tecnologia adquirida pela empresa croata com carros elétricos, visando criar uma nova gama de hipercarros elétricos.

Apesar dos nomes que aparecem na nova marca, a maior fatia dessa sociedade ficou com a Porsche, que é parte do grupo Volkswagen, proprietário da Bugatti.

Essa divisão societária se deu pelo fato de que, desde 2018, a Porsche vem injetando capital na Rimac Automobili, conferindo a ela 24% da sociedade do grupo, sendo 13.2%, parte da joint venture.

Por sua vez, o joint venture Bugatti Rimac tem a Rimac Group como proprietária de 55% da nova empresa, e a parte da Bugatti pertencendo 45% à Porsche.

Sendo assim, a Porsche detém 58,2% dessa parceria entre as marcas.

O joint venture unirá as marcas num mesmo propósito, mas isso não significa que realizarão  todos seus trabalhos em conjunto, as empresas permanecem como marcas individuais e terão operações e negócios separados.

A partir de 2023, a nova empresa terá sede única no Campus Rimac, um centro de desenvolvimento e pesquisas tecnológicas em Zagreb, que contará com 2.500 funcionários.

Como parte do trabalho do joint venture, todo o fornecimento de tecnologia e desenvolvimento ficará a cargo do braço tecnológico da empresa croata, agora chamado de Rimac Technology.

Essa nova entidade será uma empresa independente, também pertencente ao Rimac Group, podendo, assim, trabalhar para montadoras de todo o mundo.

A conclusão legal da joint venture está prevista para o 4º trimestre deste ano.

As diferentes origens de cada empresa

Ambas as marcas de encontram para essa parceria com o nome fortalecido no mercado, no entanto as origens da Bugatti e da Rimac são bem diferentes.

A Bugatti foi fundada em 1909 e fabricava carros para a realeza e celebridades, antes de fechar logo após a Segunda Guerra Mundial. A marca foi revivida em 1987 e fechou novamente em 1995.

A Volkswagen recriou a marca Bugatti na década de 1990 e no início de 2000 após adquirir o nome, o logotipo e o local da sede original da empresa no leste da França.

Por sua vez, a Rimac foi fundada pelo então Mate Rimac, com 21 anos, em 2009. De lá para cá, se especializou no ramo de motores elétricos e baterias, podendo ser essa a tecnologia que a marca francesa esteja procurando para substituir o seu W16 a gasolina.

O que se espera dessa parceria é muita tecnologia e carros surpreendentes, e quem ganha com tudo isso somos nós que poderemos desfrutar de lançamentos especiais!

Por |2021-07-29T14:07:21-03:0029/07/2021|Categorias: Artigos, Tecnologia e Inovação|

Deixe um comentário