Volvo EM90: Minivan elétrica inédita na marca.

A confirmação da minivan elétrica pela Volvo já era esperada, embora os detalhes fossem escassos. O mercado alvo é a China, onde a demanda por veículos de luxo desse tipo tem aumentado significativamente. Apesar de não ser totalmente inovadora EM 90 é desenvolvida com base na Zeekr 009, uma criação de outra marca que faz parte do conglomerado chinês Geely, assim como a Volvo.

Este MPV de seis lugares oferece uma combinação única de escritório móvel e sala de estar. O design exterior, a princípio, já era reconhecível através de duas imagens divulgadas pelo ministério chinês.

A parte frontal mantém a estética distintiva da marca, apresentando as icônicas luzes em forma de martelo de Thor. No entanto, destaca-se pela primeira vez a iluminação do logo da Volvo. O padrão na grade fechada é inspirado na arquitetura dos arranha-céus. Na lateral, as portas deslizantes e suas impressionantes aberturas assumem o destaque. A traseira também apresenta as letras Volvo iluminadas e lanternas traseiras em forma de T – estes últimos também a fazer lembrar os arranha-céus. As rodas de 19 ou 20 polegadas parecem bastante pequenas no enorme veículo.

A experiência de condução do EM90, apesar do luxo proeminente, adota uma abordagem minimalista com um motor de 200 kW (272 cv), presumivelmente semelhante ao do EX30 ou aos modelos Smart. Apesar dos modestos 8,3 segundos para atingir dos 0 aos 100km/h, um desempenho adequado para enfrentar congestionamentos nas principais cidades chinesas. Isso o coloca significativamente abaixo da potência do Zeekr 009, seu equivalente com 394 kW. Embora as dimensões específicas do EM90 não sejam fornecidas pela Volvo, o 009 mede 5,21 metros de comprimento e 1,85 metros de altura, com uma distância entre eixos de 3,21 metros, superando até o EX90 (2,99 metros).

Enquanto o Zeekr 009 oferece opções de bateria de 116 ou 140 kWh, o EM90 disponibiliza apenas a menor. Esta proporciona uma autonomia de até 738 km, conforme a norma chinesa CLTC. O carregamento rápido, alcançando de 10% a 80% em menos de 30 minutos, destaca-se, embora a capacidade máxima de carregamento não seja especificada. Similar ao Volvo EX90, o EM90 também suporta carregamento bidirecional, permitindo alimentar outros veículos elétricos e dispositivos externos como bicicletas elétricas e frigoríficos de acampamento.

Há ainda um impressionante display traseiro de generosas 15,6 polegadas, instalado no teto para transmissão de vídeos ou realização de videoconferências empresariais digitais. O sistema de áudio, proporcionado pela renomada Bowers & Wilkins, entrega uma experiência sonora 3D através de 21 alto-falantes. Com um simples toque de botão ou comando de voz, o interior do veículo se converte em um ambiente versátil, onde para além dos displays, os bancos, as janelas, o ar-condicionado e a iluminação podem ser personalizados de acordo com as preferências do usuário.

Equipado com suspensão pneumática de série, pneus de baixo ruído e recursos de isolamento acústico de alta qualidade, o EM90 é notavelmente silencioso durante a condução, proporcionando uma experiência de luxo adicional.

Por |2023-11-30T14:20:34-03:0030/11/2023|Categorias: Carros de luxo, Lançamentos|

Deixe um comentário