Em comemoração aos 75 anos, Porsche lança o Mission X.

Uma das marcas de carro mais famosas e apreciadas do mundo comemora seus 75 anos desde seu primeiro lançamento. A empresa alemã anunciou seu novo modelo, o Porsche Mission X, que foi oficialmente revelado como um hipercarro totalmente elétrico.

Em termos visuais, o Mission X se destaca pelas portas tesoura de abertura ascendente, denominadas também de Le Mans. Esse conceito já foi uma vez utilizado na marca com o modelo Porsche 917 Motorsport Classic e promete voltar com todo luxo e tecnologia em ascensão.

O Mission X é um carro feito para duas pessoas e nada mais, nem mesmo uma sacola de mercado cabe atrás dos bancos. O vidro das portas vai até o teto e cria uma espécie de domo, com estrutura de fibra de carbono para deixar tudo firme e resistente em altas velocidades. A inspiração para o visual delas vem do Porsche 917, enquanto os faróis verticais nasceram lá nos 906 e 908 – sendo os três para pistas.

Como o conceito do novo carro foi pensado para corridas, o cinto de segurança é do tipo de seis pontos de fixação ,enquanto o volante é feito sem obstrução na parte superior – como os carros de Fórmula 1. O cockpit é voltado para o motorista, além dos bancos de carbono se diferenciam nas cores, o do motorista é cinza e o de passageiro é marrom.

Outro foco em corrida está num sistema com “múltiplas câmeras”, focadas em gravar o desempenho do motorista, mas por aqui a gente já pode chamar de piloto mesmo. Por fim, sabemos que o conjunto de baterias fica localizado atrás dos bancos, exatamente como a marca faz em seus carros feitos para correr, onde o motor está centralizado no meio do veículo.

A relação peso/potência é de cerca de 1 kg/CV. Isso seria um enorme aumento em relação ao Mercedes-AMG One, que tem cerca de 1,6 kg/cv (1,7 tonelada e 1.063 cv) e ainda mais em relação ao Model S Plaid com seus 2,3 kg/cv (2.265 quilos e 1.000 cv).

Uma bateria pequena deve ser compensada com um carregamento muito rápido. É por isso que o Mission X tem uma arquitetura elétrica de 900 volts, o que deve permitir que o hipercarro carregue cerca de duas vezes mais rápido que o Porsche Taycan, que é conhecido por levar apenas 22,5 minutos para carregar de 5% a 80%.

A marca ainda não anunciou se o carro será para consumidores, mas elencou alguns objetivos, sendo um deles, montar uma experiência única para que seja o carro mais rápido feito nas ruas e focado em Nürburgring; que deu uma volta em menos de 7 minutos e quebrou vários recordes.

Por |2023-08-17T14:02:06-03:0017/08/2023|Categorias: Carros superesportivos|

Deixe um comentário