McLaren 750S 2024

A McLaren tinha um grande plano para o substituto do 720S, indo além de somente criar um sucessor. A fabricante inglesa finalmente revela o carro, batizado como McLaren 750S, que tem um título bem importante: é o carro de produção em série mais potente que a empresa já fez, com 750 cv produzidos pelo motor 4.0 V8. Combinando isso com o 1.276 kg, faz com que também seja um dos mais rápidos.

Ao longo de sua trajetória, a McLaren até produziu carros mais potentes, porém, esses modelos eram de produção limitada. O 750S, por outro lado, é um modelo convencional, destinado a ser fabricado por vários anos sem uma restrição específica. E, se seguirmos a tendência estabelecida pelo 720S, podemos esperar que o 750S sirva como a plataforma para diversas edições especiais.

Disponível nas versões cupê e conversível (chamada 750S Spider), o coração deste esportivo abriga um motor 4.0 V8 biturbo, uma escolha já consagrada pela McLaren. Além dos impressionantes 750 cv mencionados em seu nome, esse motor produz robustos 81,6 kgfm de torque, superando até mesmo o híbrido P1, que por anos representou o auge da fabricante britânica. A transmissão sequencial de 7 marchas e dupla embreagem foi atualizada, com uma relação de marchas final mais curta.

Os resultados são verdadeiramente impressionantes. A McLaren declara que o carro pode atingir os 100 km/h em incríveis 2,8 segundos, tanto na versão cupê quanto na Spider. A versão conversível perde apenas um décimo de segundo em relação ao cupê na aceleração de 0 a 200 km/h, atingindo os 200 km/h em 7,3 segundos, enquanto o cupê leva 7,2 segundos. Além disso, o veículo alcança 300 km/h em apenas 19,8 segundos (20,4 segundos na variante com teto removível) e ostenta uma velocidade máxima impressionante de 331 km/h.

Para aprimorar o controle dessa máquina, a McLaren introduziu várias inovações. A suspensão foi submetida a uma nova geometria e adotou a mais recente geração do Proactive Chassis Control III, que agora incorpora molas dianteiras 3% mais suaves e traseiras 4% mais rígidas, adaptando-se conforme as condições da pista. Até o sistema de elevação do veículo foi aprimorado, agora erguendo a dianteira do esportivo em apenas 4 segundos (em comparação aos antigos 10 segundos do 720S), reduzindo o risco de raspagem em certas situações.

O design, embora tenha passado por refinamentos, ainda mantém a identidade da McLaren, seguindo a filosofia de “forma seguindo função”. Embora a aparência geral permaneça reconhecível, algumas modificações foram implementadas, como as novas entradas de ar no para-choque dianteiro para otimizar o fluxo de ar. O novo difusor dianteiro contribui para melhorar o equilíbrio aerodinâmico e direciona o ar para a asa traseira, que é 20% maior em relação ao modelo 720S.

A traseira inclui um escapamento central inspirado no P1, com uma saída única. Isto fez com que os designers alterassem a posição da asa, colocando-a 5 centímetros mais acima. Do lado de dentro, a McLaren optou por praticamente não mexer no estilo, bem minimalista. Ainda tem uma central multimídia na vertical que parece até um tablet integrado ao painel, com Apple CarPlay de série. Perdeu a maioria dos botões, fazendo com que a maior parte dos comandos sejam parte da multimídia.

O McLaren 750S 2024 já está disponível para encomenda na Europa e nos Estados Unidos na versão Coupé e na variante conversível Spider. No Brasil, a marca é representada pela UK Motors, que ainda não se posicionou sobre quando será lançado no país

Por |2023-10-19T15:38:33-03:0019/10/2023|Categorias: Carros superesportivos|

Deixe um comentário