Pininfarina Battista, o superesportivo mais potente da história.

A marca italiana é famosa por produzir o design de alguns dos carros mais icônicos da história, incluindo cerca de 200 projetos para a Ferrari nas últimas décadas. No entanto, este é o primeiro modelo de automóvel produzido/desenhado com a marca própria – e que traz uma homenagem ao seu fundador no nome.

O carro chama a atenção em diferentes aspectos, sendo eles o preço, o peso e, claro, a potência.

Falando em potência, os quatro motores elétricos do Battista geram um rendimento máximo de 1.900 cv e 234.5 kgf/m de torque. O resultado disso? Faz o carro ir de 0 a 100 km/h em menos de dois segundos e chegar a 300 km/h em menos de 12s. Parece mentira, mas não é!

O Pininfarina Battista custa a partir de 2 milhões de euros e possui apenas 150 exemplares, todos exclusivos e diferentes um do outro, sendo cinco deles da edição “Anniversario”, pelos 90 anos da Pininfarina comemorados em 2020.

Cheio de tecnologia, até mesmo o retrovisor do carro surpreende ao ser alimentado por uma câmera. Já no cockpit, maior parte dele feito de fibra de carbono, destacam-se os envolventes bancos em couro e alcântara, além das três telas, duas das quais orientadas em V para o motorista – a terceira parece um smartphone e mostra a velocidade, indicações de navegação e telemetria.

A frente do Battista é semelhante à do Ferrari F8 Tributo, com faróis ligados por uma impressionante barra de luz. Essa barra de luz dá ao carro um visual futurista, mas ainda clássico. As linhas laterais do hiperesportivo elétrico são arrebatadoras, bem ao estilo da casa de design italiana, com um aerofólio traseiro ativo flutuante, integrado à carroceria quando o carro está mais lento.

Todos os modelos possuem enormes aros de 21 polegadas revestidos por pneus Pirelli P-Zero (o mesmo tipo usado na Fórmula-1) e freios de seis pistões de cerâmica de carbono nos dois eixos.

No interior, pouco se vê botões no carro. Com praticamente todos os comandos em tela tátil, até mesmo o banco do motorista pode ser ajustado com pequenos toques, além de outros comandos disponíveis ao motorista.

O carro entrega tudo aquilo que uma pessoa apaixonada por velocidade pode querer. E quem pode comprovar isso foi Nick Lars Heidfeld, ex-piloto alemão. Segundo ele, “O efeito da aceleração é alucinante, simplesmente porque é mais rápido do que um Fórmula 1. Simplesmente não há nada igual”.

Falando em autonomia, a bateria de 120 killowatts-hora promete uma autonomia de (até) 500 km. A potência de carga de 250 kW significa que o reservatório de energia pode ir de 20 a 80% em apenas 25 minutos, graças à tensão do sistema que é de 800 volts.

E tem mais, ​​quem se der ao luxo de comprar um Pininfarina Battista vai ter carregamentos elétricos gratuitos para sempre.

O Pininfarina possui 5 modos de dirigir, sendo eles: Calma, Pura, Energica, Furiosa e Carattere, nos quais podem ser definidos vários parâmetros de forma individual.

Mesmo sabendo-se que um carro com quase dois mil cavalos e mais de duas toneladas não pode ter uma suspensão ultra confortável, o certo é que nos programas Calma e Pura o chassis trata os esqueletos dos ocupantes com a máxima consideração possível.

De fato, trata-se de um carro inovador e a vontade de pilotar um desses é iminente a qualquer um que tenha paixão pelo mundo dos automóveis!

Por |2022-02-24T14:24:40-03:0024/02/2022|Categorias: Carros de luxo|

Deixe um comentário