Versatilidade na harmonização de espumantes com diferentes pratos.

Apesar do momento que estamos vivendo, os encontros mesmo que em um formato totalmente diferente do que estamos acostumados acontecem e sempre vem aquela dúvida: qual vinho harmonizar com os pratos?

Na maioria das vezes as opções são variadas, como saladas, canapés, finger foods, patês, carnes, aves, peixes, entre outros. Como cada tipo dessas comidas pede uma harmonização diferente, a dica é optar por espumantes que são coringas na hora de combinar na interação com os pratos.

Seja com um menu leve ou robusto, os espumantes são capazes de harmonizar da melhor maneira, sendo a opção ideal nessas ocasiões. Além disso, quem não ama um espumante para hora do brinde antes do jantar, não é mesmo?

Essa bebida é considerada um vinho gastronômico, nome dado aos vinhos que combinam com os mais diferentes cardápios. Eles têm, basicamente, como principal característica a acidez, capaz de gerar maior salivação e quebra dos alimentos, destacando seus sabores.

Essa característica ainda é capaz de suavizar o paladar do sal e da gordura, além de fazer uma limpeza no palato, deixando livre para próxima ingestão da comida que terá seu sabor tão atenuante como na primeira garfada.

Além da acidez, o corpo médio da bebida, o moderado teor alcoólico e o toque amadeirado, por exemplo, são outros fatores que ajudam no quesito harmonização.

Mais um elemento que é destaque nessa bebida e fundamental para que ela seja considerada o “camaleão” na hora de harmonizar com os pratos é o gás carbônico, que contribui no enfrentamento de sais, ácidos e gorduras.

Para os casos de pratos com elementos pouco versáteis na harmonização, como ovos e aspargos, o espumante casa perfeitamente! Já para os casos de pratos ácidos, o indicado são bebidas que também possuem acidez, logo, mais uma escolha que vai surpreender seu paladar ao combinar com um delicioso espumante!

Além da fácil combinação, o espumante é uma escolha ideal para as festas de final de ano pela sua leveza e sensação de refrescância. Afinal, alternativas para enfrentar o calorzão do verão brasileiro são sempre bem vindas!

Ainda que essa bebida seja tão versátil, existem estilos e tipos diferentes de espumantes. Os processos de fabricação podem variar, alterando também algumas das características da bebida, como corpo, aroma e teor de açúcar. O que se pode afirmar é que todos, de boa qualidade, são refrescantes e possuem alta acidez!

Os aromas podem ir desde frutas cítricas, maçã, pêra, abacaxi até tons de brioche, fermento, pão e amêndoas. Há espumantes brancos e rosés, fazendo com que sua variedade vá dos extremamente secos aos bem adocicados.

A dosagem do açúcar também muda o perfil dos espumantes. Então, se por um lado os mais secos são os mais versáteis, os mais doces podem harmonizar com sobremesas leves à base de frutas e cremes sutis.

Cabe também ressaltar que o Brasil faz ótimos espumantes, inclusive esse ano, os espumantes brasileiros ganharam muitos prêmios.

Assim, não importa o cardápio, tenha sempre um espumante à disposição que você não vai errar e ainda terá uma experiência gastronômica ainda mais saborosa!

Muito importante lembrar: Se beber, não dirija! 

Por |2021-01-07T15:42:53-03:0007/01/2021|Categorias: Viagens & Vinhos|

Deixe um comentário