Vinhos, montanhas e esportes radicais: conheça o inverno da América Latina

Conhecida por seu calor característico, basta as temperaturas baixarem um pouco e abrirem as portas ao inverno que a América Latina apresenta um novo cenário: sai de cena as praias e as roupas leves, começa a temporada dos esportes radicais, cenários paradisíacos repletos de neve e a elegância das roupas mais quentes. O continente americano deixou reservado para o sul montanhas surpreendentes que combinam perfeitamente com o oceano, o esqui e taças repletas de vinhos da melhor qualidade.

É o caso do Chile, por exemplo. Fronteira com a Argentina, a Bolívia e o Peru, o país é banhado pelo oceano pacífico, desenhado entre a cordilheira dos Andes – que podem chegar a até cinco mil metros – e o deserto do Atacama, além de repleto de vinícolas. É o destino ideal para quem quer mesclar paisagens únicas, sabores marcantes e, de quebra, sentir a adrenalina de se aventurar no Valle Nevado Ski Resort, a maior estação de esqui e snowboard da América Latina, que possui acomodações cinco estrelas e restaurantes como o La Fourchette, que traz sabores franceses e chilenos comandados pela Chef Alejandra Cruells. Para os apreciadores de um bom vinho, opções são o que não faltam. Na zona urbana da capital Santiago, a vinícola Santa Carolina possui quase 150 anos de história. Já a Concha Y Toro recebe cerca de 180 mil visitantes por ano, oferecendo um tour com direito a degustação e conhecer de perto o local que matura o famoso Casillero del Diablo.

Também dá para aproveitar o melhor das temperaturas mais baixas no Brasil. As famosas serras de Campos do Jordão, que naturalmente convidam a um fondue e uma (duas, três…) taça de vinho, ganham no inverno a musicalidade clássica das orquestras. Em 2019, o Festival de inverno da cidade chega a sua 50ª edição – é a mais importante celebração de música clássica da América Latina. A suíça brasileira encanta pela sua arquitetura, restaurantes e, para quem encara um bom chopp mesmo no frio, a tradicional Baden Baden é sempre uma boa pedida.

Para os que querem cruzar a fronteira, a Argentina de Messi é sempre um destino imperdível. A Patagônia por si só faz do inverno uma aventura à parte. Bariloche, por exemplo, tem de junho a setembro sua temporada de esqui, mas para quem prefere curtir a estação longe dos esportes, é por lá que fica o famoso teleférico Cerro Otto, um passeio exuberante com a vista do lago Nahuel Huapí e os sabores tradicionais da Confeitaria Giratória, que, como o próprio nome diz, completa 360° a cada 20 minutos, aproximadamente. Além dos ótimos vinhos, a região garante um bom chocolate quente. Já Ushuaia, a Terra do Fogo, é a cidade mais austral do mundo, distante cerca de 1000 km da Antártida. Quem cansar dos esquis pode garantir um lugar no trem do fim do mundo e viajar pelos bosques nevados do Parque Nacional Tierra del Fuego, além de navegar pela ilha dos lobos marinhos.

Por |2019-07-10T17:31:50-03:0010/07/2019|Categorias: Viagens & Vinhos|

Deixe um comentário